Globo tenta inovar com a fábula de 'Meu pedacinho de chão'

Novela das seis estreia nesta segunda (7)

por Maria Eduarda Barbosa seg, 07/04/2014 - 09:33

Nesta segunda (7) estreia a nova novela das seis da Globo. Meu pedacinho de chão chega chamando atenção com seu estilo e direção de arte completamente diferentes do que os telespectadores estão acostumados a ver em novelas da emissora. A trama parece ser um verdadeiro conto de fábulas com traços de commedia dell’arte- uma forma de teatro popular improvisado.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, que não escrevia novelas desde Sinhá Moça (2006), a novela conta com um elenco de grandes nomes como Osmar Prado, Antonio Fagundes, Bruna Linzmeyer, Juliana Paes e Rodrigo Lombardi. A novidade fica por conta da presença do pernambucano Irandhir Santos, que interpreta Zelão, capataz do coronel Epaminonda s (Osmar Prado). A direção é de Luiz Fernando Carvalho, com cenografia de Keller Veiga e contribuição do artista plástico Raimundo Rodriguez.

Na verdade, Meu pedacinho de chão é uma novela de 1971 escrita pelo mesmo autor. Segundo Benedito Ruy Barbosa, a trama de 2014 não é um remake. “De início eu pensei em fazer um remake, mas quando eu estava começando a trabalhar vi que é uma oportunidade de dizer as coisas que a censura (em vugência durante a Ditadura Militar) não deixava”, revela o autor ao site oficial da Globo. “A novela não tem nada da outra, só o nome dos personagens e as localidades”, completa Benedito.

A novela conta a história de Serelepe (Tomás Sampaio) e Pituca (Geytsa Garcia), mas trabalha também a rivalidade do coronel Epaminondas (Osmar Prado) com Pedro Falcão (Rodrigo Lombardi). Este último doa um pedaço de sua terra que fora comprada do seu rival, e acaba iniciando uma guerra entre os dois.

Apesar de ter ares de uma fábula, Meu pedacinho de chão aborda questões sempre importantes como educação e saúde pública. A novela vai ao ar às 18h30, logo após Malhação.

COMENTÁRIOS dos leitores