'O Espetacular Homem-Aranha 2' é bem melhor que primeiro

Apesar do excesso de vilões, tecnologia 3D é bem usada e cenas de luta são eletrizantes

por qui, 01/05/2014 - 09:03

O Homem-Aranha surgiu nos quadrinhos no inicio dos anos de 1960, ideia e desenho da visionária dupla Stan Lee e Steve Ditko. O herói surge quando o estudante Peter Parker é picado por uma aranha radioativa, que lhe confere poderes similares ao aracnídeo, como escalar paredes e reflexos sobre-humanos. Desde então ele tem se tornado um dos heróis mais carismáticos e conhecidos pelo público.

Apesar da fama, só ganhou uma adaptação cinematográfica em 2002, com a direção de Sam Reimi (Evil Dead e a recente adaptação do Mágico de Oz). O resultado foi uma trilogia que terminou num terceiro filme que não funciona. Um dos erros de Homem-Aranha 3 foi o excesso de vilões: Duende Verde, Homem-Areia, Venom, entre outros.

Exatamente 10 anos depois do primeiro filme, foi a vez de Marc Webb (500 dias com ela) assumir a direção da franquia. O primeiro Espetacular Homem-Aranha, graças à experiência no tema do diretor, é muito eficiente na parte romântica, mas acabou caindo em clichês, soluções bobas e vilões que explicam demais. Tudo isso colaborou para diminuir as expectativas para a sequência.

Tudo isso deixou as expectaticas para a sequência lá em baixo. Mas equivocadas. Parece que Webb prestou atenção nas reclamações dos fãs e fez grandes melhoramentos de um filme para o outro. A parte romântica e dramática, que fora destaque no primeiro filme, volta ainda mais intensa, com grande carga emocional, concentrada nos dilemas que Peter sofre: cumprir ou não a promessa que fez ao pai de Gwen e a relação cheia de segredos com a própria tia.

Muitas cenas não seriam tão boas se não fosse as brilhantes perfomances de Andrew Garfield e Emma Stone, que sem sombra de dúvida são o destaque do filme no quesito atuação. A ação é tão ágil quanto o protagonista, mostrando todo o potencial acrobático das habilidades únicas do Aranha. Cenas como a luta na Times Square e da Usina de Força são bem realizadas e oferecem um deleite audiovisual.

Muitos filmes não justificam o uso do 3D (a exemplo do filme anterior), mas Espetacular Homem-Aranha 2 soube exatamente o que fazer com a tecnologia, dando um toque especial tanto para as cenas de ação como nas que seguem o Herói enquanto ele desliza por Manhattan. Nota-se muito bem os momentos em que ele sai da tela e a profundidade quando ele se afasta.

A trama ganha mais poder com a trilha sonora de Hans Zimmer, que em parceria com cantores famosos como Alicia Keys e Pharrel Williams, entre outros, compôs uma trilha adequada à carga emocional necessária, mas que não deixa de ser divertida.

Mas e quanto à quantidade de vilões? O primeiro a ser apresentado é Rhino, ainda apenas como o bandido comum Aleksei Sytsevich (Paul Giamatti), que logo desaparece, deixando espaço para Max Dillon (Jamie Foxx), um funcionário da Oscorp que fica obcecado pelo Homem-Aranha depois de ser salvo por ele. Mas após um acidente bem cartunesco, se torna Electro, que também logo desaparece para dar espaço a Harry Osborn (Dane DeHaan).

O velho amigo de Peter Parker volta a Nova York para procurar a cura para a rara doença que levou seu pai e foi herdada por ele. Para isso, ele precisa do sangue do Homem-Aranha. Só quando percebe que nem a Oscorp, nem o Aranha vão ajudar na sua campanha, é que Osborn recruta Electro para sua cruzada contra o aracnídeo. As coisas correm rápido no que diz respeito aos vilões, muita coisa para ser desenvolvida, como as constantes referências ao Sexteto Sinistro, limitou o tempo de tela de cada um deles. Apesar disso, cada um dos atores tem seu mérito e faz um trabalho louvavél com seus respectivos papéis.

O Espetacular Homem-Aranha 2 consideravelmente melhor que o primeiro filme, tanto na parte técnica quanto na história. Mas vale ressaltar que foi um filme arriscado, por muito pouco não teve tempo de desenvolver as várias tramas. Isso não chegou a prejudicá-lo, mas talvez seja um problema caso se repita no próximo. É um filme que vai empolgar os fãs do Aranha, seja dos quadrinhos ou dos filmes anteriores, e que vale a pena ser visto, principalmente em 3D.

Por Stefano Spencer

COMENTÁRIOS dos leitores