Youtube vai banir artistas como Adele e Artic Monkeys
Site retirará do ar vídeos de artistas que não assinarem com seu novo serviço
O Youtube anunciou que vai tirar do ar os vídeos de artistas que não assinarem um contrato para serem incluídos no novo serviço pago de transmissão de vídeos do Google. A notícia chegou com polêmica entre os artistas independentes. A Worldwide Independent Network (Win), uma associação que congrega representantes desses artistas, registrou uma queixa na comissão Europeia, em oposição à tática de negociação.
De acordo com o jornal The Guardian, os representantes da Win disseram ser improvável que parcela significativa dos selos independentes concorde em fazer parte do novo serviço. O Youtube diz que não espera a adesão de todos e e acredita contar com anuência de 90% do mercado. Segundo a Win, o número real é menor do que o estimado pela empresa. Os independentes, de acordo com a Associação, respondem por 32% do mercado: “Eles cometeram um erro simples, porém catastrófico, de interpretar erroneamente o mercado”, disse Alison Wenham, diretora-executiva da Win.
O Youtube pretende implementar um serviço por assinatura para competir com o Spotify e o Rdio. Pagando uma taxa todo mês, os usuários poderão ouvir música sem publicidade nos dispositivos móveis, mesmo off-line. Segundo Kyncl, a empresa começa a testar o programa nos próximos dias internamente. Em alguns meses, a ideia será lançada aos clientes.