O Nordeste sob o olhar de Dominique Berthé
Artista lança livro fotográfico mapeando 26 cidades da região
A artista francesa Dominique Berthé, que reside em Pernambuco há 12 anos, lançará neste sábado (9) o livro Abecedário Nordestino, caminho das águas. A publicação faz um mapeamento cartográfico do Nordeste, por meio do registro fotográfico de 26 municípios dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Ceará. O lançamento será no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM), às 16h.
O projeto surgiu há cinco anos, quando a francesa percorreu cerca de 3.500 quilômetros pelo interior do Nordeste e realizou o registro fotográfico de diversas cidades - como Guassussê (CE), Zabelê (PB), Tejucupapo (PE) e Nascente, Olho d´Água do Casado (AL) – se baseando no poema Cão Sem Plumas de João Cabral de Melo Neto. Em 2012 o trabalho se transformou em exposição e agora o livro é o complemento de todo o processo.
Nas cidades visitadas, a fotógrafa registrou tanto o ambiente, quanto aqueles que as habitam. São imagens de pessoas, lugares, detalhes e texturas. Para nortear sua produção em cada local, Dominique criou algumas regras - sempre registrar as placas ou nomes identificando o lugar; a representação de uma palavra começando pela primeira letra do nome da cidade; pessoa cujo nome é iniciado pela mesma letra do nome do município; e ter alguma referência que leve à água.
Serviço
Lançamento do livro Abecedário Nordestino, caminho das águas
Sábado (9) | 16h
Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães – MAMAM (Rua da Aurora, 265 - Boa Vista)