'A Letra e a Voz' homenageia livro de Clarice Lispector

'A Paixão Segundo GH' será homenageada durante o 12º Festival Recifense de Literatura

por Felipe Mendes ter, 12/08/2014 - 13:00
Montagem Romancistas brasileiros e estrangeiros estão na programação do festival Montagem

O Festival Recifense de Literatura 'a Letra e a Voz' homenageia, em sua 12ª edição, a obra A Paixão Segundo GH, de Clarice Lispector. O evento - que começa no dia 20 de agosto - é aberto ao público. Um dos destaques da programação é a Festa do Livro, que será realizada nos dias 30 e 31 de agosto.

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, salientou a importância do festival. “Proporcionar à cidade do Recife esse evento é um trabalho efetivo, tanto da Prefeitura como da curadoria. Isso aproxima a população de grandes obras, até porque o festival tem a marca de trazer grandes nomes da literatura nacional e internacional”, disse, em coletiva de imprensa realizada nesta terça.

Ao longo da coletiva, o curador do evento, Schneider Carpeggiani, explicou o motivo de o 12º Festival Recifense de Literatura a Letra e a Voz homenagear uma obra e não uma personalidade. “Nesse ano completamos os 50 anos do Golpe Militar de 1964, e seria irresponsável não contemplar isso nesse evento. 5 meses após o golpe, Clarice lançou o romance A Paixão Segundo GH, que possui um teor de resistência, por isso, a obra foi escolhida”, explicou Schneider.

A abertura do festival será realizada Forte das Cinco Pontas e contará com uma leitura dramática inédita da obra homenageada, dirigida pelo dramaturgo Newton Moreno e encenada pela atriz Luciana Lyra. A programação do 'A letra e a voz' conta com grandes autores do gênero romance, como o argentino Rodrigo Frésan e os brasileiros Cristóvão Tezza, Alberto Mussa, Cíntia Moscovitch e Ronaldo Correia de Brito, dentre outros. Durante a programação, será feita uma homenagem surpresa ao escritor Ariano Suassuna, falecido em junho de 2014.

Além de mesas de debates, palestras e conferências, a edição de 2014 do Festival Recifense de Literatura conta com uma oficina destinada ao público infantil. Nos dias 22 e 31 de agosto, a escritora Georgia Alves comandará um passeio pelo Recife de Clarice Lispector. “Devemos ter uma maior preocupação com o ensino da literatura para as crianças, a partir de elementos variados, vamos apresentar aos jovens a obra de cunho infantil da autora”, explicou a escritora. Na abertura do Festival a obra completa de Clarice estará a venda.

Festa do Livro

Ainda dentro da programação do 12º Festival Recifense de Literatura a Letra e a Voz, durante os dias 30 e 31 de agosto, a Festa do Livro será realizada na Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife. Durante a festividade, livreiros de todo o Estados estarão reunidos. Na ocasião, atrações especiais se apresentarão no local. Haverá o recital poético-musical do Quarteto em Poesia, no sábado (30) a partir das 17h. Já no domingo (31), a atração fica por conta do grupo Dois Cordéis.

Os interessados em comercializar publicações e realizar atividades literárias diversas têm até sexta-feira (15) para se inscrever. Já aos que desejam enviar propostas: elas devem conter descrição de atividades do livreiro, experiência em eventos literários e perfil de seu acervo. A lista com os selecionados para ocupar 20 estandes na Festa do Livro será divulgada no dia 19 de agosto. O formulário de inscrição da convocatória está disponível no site da Prefeitura do Recife.

Serviço

12º Festival Recifense de Literatura a Letra e a Voz

De 20 a 23 de agosto | 19h

Forte das Cinco Pontas (Forte das Cinco Pontas, s/n, - São José)

Gratuito

(81) 3224 8492

(81) 9924 6876

Festa do Livro

Sábado (30) Domingo (31)

Avenida Rio Branco

Gratuito

(81)9924 6876

*Por Eduarda Esteves

COMENTÁRIOS dos leitores