Festa do Livro faz homenagem a obra de Clarice Lispector
Estrutura chama atenção dos ciclistas que passeiam na Avenida Rio Branco, no Centro
Pela primeira vez em 12 anos, o Festival Recifense de Literatura - A Letra e a Voz - homenageia uma obra literária específica ao invés de um autor. Para comemorar os 50 anos de A paixão segundo GH, romance da escritora Clarice Lispector, foram feitos debates, oficinas e leituras dramatizadas relacionadas ao livro. Neste domingo (31), é a vez da Festa do Livro, evento que reúne 23 estandes de editoras e livreiros pernambucanos e que fez com que os ciclistas que trafegavam pela Avenida Rio Branco dessem uma pausa no passeio.
Ao entrarem na feira, Fabíola Guedes e sua família resolveram parar de pedalar para conferir os livros. “Estou vindo passear de bicicleta com minha família pela primeira vez aqui e não sabia da Festa de Livros. Resolvemos parar porque achamos bem interessante. Chegamos aqui às 7h e estamos adorando tudo”, contou, cerca de quatro horas depois.
Segundo a coordenadora do Festival, Iana Marques, o movimento tem sido intenso desde a manhã do sábado (30), data de início da feira de livros. “A circulação tem sido muito grande desde as 8h de ontem (sábado). Hoje, em especial, esperamos que ainda mais pessoas visitem o nosso espaço, por causa da grande quantidade de ciclistas que vêm aproveitar o domingo aqui no Recife Antigo”, fala.
À tarde, haverá lançamento de livros, oficina de contação de histórias e show de cantadores. No local, também há um ponto de arrecadação de livros, jogos e brinquedos para o Movimento Pró-Criança, entidade que teve o prédio sede destruído por um incêndio na última segunda-feira (25).
Às 14h e às 16h, haverá um passeio pelos lugares do Recife em que Clarice viveu sua infância. Apesar de ser voltado para alunos de escolas públicas, o programa é aberto à população em geral e será coordenado pela escritora pernambucana Geórgia Alves. “Inicialmente, o passeio seria apenas no fim da tarde, mas a demanda foi tão grande que resolvemos abrir um novo horário, às 14h”, comemora Iana.
RECIFE ANTIGO DE CORAÇÃO - Chegando à 18ª edição neste domingo (31), o projeto também conta com espaços para recreação infantil, basquete de rua, vôlei, slackline, futebol americano e beisebol. Na esquina da Avenida Alfredo Lisboa, em frente ao Marco Zero, há um polo cultural onde haverá shows e bandas. À tarde, ambém haverá apresentações culturais na Rua da Moeda. O projeto Dançando na Rua, sucesso do Recife Antigo de Goração, também está garantido neste domingo.