A magia da animação autoral ganha telas e ruas do Recife

Festival ANIMAGE acontece de 16 e 28 de setembro com programação extensa de mostras, exposições e oficinas

por Carlos Silvio seg, 15/09/2014 - 15:24

A 6ª edição do ANIMAGE - Festival Internacional de Animação de Pernambuco começa na nesta terça-feira (16) e vai até o próximo dia 26 em mais de 10 pontos de Recife e Olinda.  A abertura oficial acontece na sexta-feira (19) às 20h no Cinema São Luiz, com a exibição do documentário Is The Man Who Is Tall Happy, do cineasta francês Michel Gondry, conhecido por dirigir o filme Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças. O documentário apresenta diversas ilustrações das teorias de Noam Chomsky, filósofo norte-americano, na criativa visão do cineasta. 

O festival vem crescendo: A mostra competitiva ganhou mais um dia e o número de filmes recebidos para a mesma teve um crescimento de 120%, com 611 inscrições vindas de 52 países. Desse número, os curadores selecionaram 98 animações para serem exibidas ao público. As produções concorrem a diversas categorias, como Melhor Curta-Metragem; Melhor Curta Brasileiro; Melhor Curta-Metragem (na opinião do público e com prêmios em dinheiro) e Melhor Direção. O júri traz profissionais renomados: o canadense Chris Robinson, diretor artístico e curador do Festival Internacional de Animação de Ottawa; Regina Pessoa, animadora e artista plástica portuguesa; e o brasileiro Alê Abreu, ganhador de diversos prêmios por seus trabalhos na área, sendo a mais recente conquista o prêmio de Melhor Filme no Festival de Annecy com seu longa “O Menino e o Mundo”, candidato a representar o Brasil na corrida ao Oscar, e que também será exibido em uma sessão especial do ANIMAGE.

"Temos crescido sem perder o foco, que é o cinema de autor, com produções instigantes" afirma Nara Normande, diretora artística e curadora do Festival. 

Na manhã dessa segunda-feira (15) o LeiaJá pode conferir alguns filmes que estarão presentes no evento, o que a produção chama de Sessão Expectativa, com alguns  destaques da programação o festival. "Estamos selecionando os filmes desde abril, tem muita coisa boa, inclusive de autores premiados, o que aumenta a credibilidade do nosso festival" completou Nara. A curadoria do ANIMAGE é formada por Nara, o cineasta Tião e Renata Claus e a direção geral é de Antonio Gutierrez. 

Seis longas fazem parte da programação, sendo três brasileiro, incluindo Sinfonia Amazônica na versão de 35 mm, primeiro longa-metragem de animação brasileiro, dirigido por Anélio Latini Filho. O público interessado poderá conversar com todos os realizadores brasileiros com trabalhos no evento, que serão trazidos pela produção do festival para debates que acontecem após a exibição dos filmes. Desses apenas um é pernambucano, Raoni Assis, autor do curta O Gaivota

Além da Mostra Competitiva, o Festival também apresenta uma mostra temática homenageando o centenário do animador escocês Norman McLaren e também uma seleção de curtas apresentados no Festival Internacional de Animação de Ottawa, organizada pelo curador do evento e participante do juri do Animage, Chris Robinson. Umas das atrações mais concorridas do festival, a Mostra Erótica, chega à sua terceira edição. Como o nome sugere, as sessões contam apresentam produções provocantes que giram em torno da sexualidade. Essa exibição terá o recurso de áudiodescrição para pessoas com deficientes visuais e três narradores para explicar as partes mais importantes da narrativa de cada obra. A facilidade também estará presente na exibição de O Menino e o Mundo, de Alê Abreu. 

Ao ar livre

As exibições e atividades do Animage acontece em diversos lugares da Região Metropolitana: Centro Cultural Correios, Caixa Cultural Recife, Cine São Luiz, Cinema da Fundaj, Alto José do Pinho, Praça do Carmo (Olinda), Parque da Jaqueira, Portomídia, Hospitais IMIP e Barão de Lucena. As exibições além das salas de cinema já fazem parte do festival, que nesse ano promove exibições ao ar livre na Praça da Jaqueira, Praça do Carmo e Alto José do Pinho. A curadoria selecionou para esses locais animações para todas as idades, uma opção para famílias.

Expo

Duas exposições simultâneas fazem parte da programação. A artista visual portuguesa Regina Pessoa apresenta com exclusividade no Recife uma exposição sobre seu curta Kali, O Pequeno Vampiro, em que o público pode conferir todos os processos que fazem parte da criação do filme, que utiliza diversas expressões artísticas. A segunda exposição celebra e homenageia o centenário do animados escocês Norman McLaren, um dos pioneiros da animação mundial e desenvolvedor da técnica de desenho direto em película.

Aprendizado

Cinco oficinas gratuitas são oferecidas ao público pelo festival, com a presença de profissionais internacionais e que serão realizadas no Centro Cultural dos Correios, Caixa Cultural Recife e Portomídia. Entre as temáticas das aulas, estão Direção para Stop Motion, Efeitos Especiais em 3D, Pixilation (para surdos), Desenho Animado (voltada para crianças) e Animação em Vinil. Também há oficinas nos Hospitais IMIP e Barão de Lucena, voltadas para crianças em tratamento nessas instituições.

Mestres

A Caixa Cultural Recife e o Centro Cultural dos Correios recebem produtores internacionais de animação para ter um contato direto com o público local. Processos de criação, métodos experimentais e análise de trabalhos fazem parte da pauta dos encontros, que recebem os diretores belgas Emma de Swaef e Marc Roels, o búlgaro Theodore Ushev e a portuguesa Regina Pessoa. 

A programação do Animage é totalmente gratuita, confira a grade completa no final da reportagem ou no site oficial.

Serviço

6º Festival Internacional de Animação de Pernambuco - ANIMAGE

16 a 28 de setembro

Cinema São Luiz, Cinema da Fundação, Centro Cultural Correios, Caixa Cultural Recife, Parque da Jaqueira, Praça do Carmo, Alto José do Pinho, Portomídia, Hospital Barão de Lucena e IMIP

Gratuito 


Site oficial 

COMENTÁRIOS dos leitores