Mostra Canavial encerra programação discutindo audiovisual
Evento se encerra no próximo domingo (23), com encontro de realizadores e mostra oficial em Nazaré da Mata
A 4ª Mostra Canavial de Cinema chega a sua última semana levando filmes e discussões para três cidades da Mata Norte do Estado: Vicência, Carpina e Nazaré da Mata. A programação ainda contempla oficinas e o 4º Encontro Arranjo Produtivo Local em Audiovisual, realizado no próximo sábado (22) e domingo (23). A programação é gratuita.
No fim de semana é a vez do Assentamento Camarazal, em Nazaré da Mata, receber a oficina de cineclubismo e também a oficina Realizando em 1 Minuto, com Alice Gouveia. As atividades foram criadas em resposta a discussões com a produção local das cidades, que renderam propostas como a criação de um cineclube.
Buscando promover a consolidação de uma estrutura que estimule a produção visual local, a Mostra promove o Encontro Arranjo Produtivo Local. Nesse edição, o encontro propõe discussões sobre direitos humanos e a atual transformação cultural que a Zona da Mata está vivendo.
Mostra Canavial reflete cultura da Mata Norte do Estado
Durante dois dias, Nazaré da Mata receberá profissionais que pensam o audiovisual, entre eles César Piva (Agência de Desenvolvimento do Pólo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais), Francisco César Filho (Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul), Amanda Mansur (pesquisadora e professora da UFPE), Mariana Valença (PortoMídia), Leonardo Sette (cineasta), Mariana Porto (Escola Engenho), Cynthia Falcão (Massangana Multimídia), Carla Francine (Coordenadora de Cinema da Secult / Fundarpe) e Tarciana Portella (Instituto Delta Zero).
Em relação aos filmes, foram preparados dois programas para o evento: 'Do Canavial Para o Mundo' e 'Do Mundo Para o Canavial'. Ambos foram feitos pelo curador da mostra, o jornalista e crítico Rodrigo Almeida. A programação também contempla uma mostra especial, que será exibida no dia 9 de novembro dentro do Cineteatro Polytheama (Goiania), com o longa Brasil S/A, de Marcelo Pedroso e dois curtas: Paraíso dos Homens (PE), de Tony Rodrigues, sobre a arte a exploração em torno do sistema canavieiro, e O que se memora (PE), de Caio Dornelas e Ernesto Rodrigues.
Serviço
4º Encontro Arranjo Produtivo Local em Audiovisual
Sábado (22) e Domingo (23) | 10h às 18h
Engenho Santa Fé
Mostra oficial
Sábado (22) e Domingo (23)| 19h
Assentamento Camarazal