Recital de música barroca dá início ao XVII Virtuosi
Evento homenageia o compositor Richard Strauss e será realizado entre os dias 7 e 14 de dezembro
Em 2015, o Virtuosi chega à sua 17ª edição e será realizado em Olinda, Recife, João Pessoa, Campina Grande, Fortaleza e Belém entre os dias 7 e 15 de dezembro. A abertura do evento conta com a apresentação de O Fagote Barroco e Valsas Para Fagote Solo, que contam com a presença de Fabio Cury (fagote) e Alessandro Santoro (cravo). A apresentação é gratuita e será realizada no domingo (7) na Igreja do Carmo, em Olinda.
Na programação do evento estão grandes nomes da música internacional e nacional. No Recife, a primeira noite do festival será realizada no Conservatório Pernambucano de Música na quarta-feira (10) com um recital de Catalin Rotatu no violoncello e a russa Anastasia Zhivotovskaya no piano. O evento tem início às 19h30 e a entrada é gratuita.
Nos dias 12 e 13 de dezembro, o festival apresenta o II Virtuosi Pela Paz, com 24 horas de música com diversas apresentações incluindo Orquestra Virtuosi, Benjamin Schmid Jazz Quartet, Stringfever, Ensemble Roby Lakatos, Christian Lindberg e DJ Dolores & Naná Vasconcelos. A Orquestra Jovem de Pernambuco é um dos destaques do Virtuosi e terá como solista o pianista Artur Moreira Lima.
Maestro Spok participa da maratona, fazendo uma participação especial no programa Gulda, Kreisler, Ellington e Lindberg, dedicado ao jazz sinfônico. O solista do concerto é Benjamin Schmid, um dos maiores violinistas do mundo dos últimos 50 anos.
O XVII Virtuosi oferece palestras gratuitas ministradas pelo jornalista Irineu Franco Perpétuo no IV Virtuosi Diálogos. Com o tema Aprendendo a ouvir Música Clássica. Os interessados devem fazer sua pré-inscrição no site oficial do Virtuosi.
Viagem
O Festival também leva apresentações para outras quatro cidades. Estão na lista João Pessoa, com um show especial da Benjamin Schmid Jazz Quartet no dia 14 de dezembro; Campina Grande, com concertos nos dias 9 (Ensemble São Paulo) e 10 de dezembro (UniRio Metais); Fortaleza, com uma apresentação do violoncelista Leonardo Altino no Centro Cultural Dragão do Mar dia 14 de dezembro; e por fim Belém, com o violoncelista Leonardo Altino no dia 15 de dezembro.