Exposição homenageia 190 anos da morte de Frei Caneca
Líder e revolucionário pernambucano participou de movimentos como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador, em 1824
O revolucionário pernambucano Frei Caneca e os seus ideais serão lembrados em uma exposição fotográfica que estreia nesta terça-feira (13), no Museu da Cidade do Recife. A mostra Um novo olhar sobre Frei Caneca busca lembrar os 190 anos da morte do líder pernambucano. Em homenagem, flores serão colocadas no monumento a Frei Caneca, localizado nos muros do Forte das Cinco Pontas, onde o religioso foi assassinado, no dia 13 de janeiro de 1825. O evento começa às 15h.
Ao todo, foram selecionadas 20 imagens produzidas pelos alunos concluintes do curso de Tecnologia em Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco. As fotografias buscam retratar as facetas do líder pernambucano e sua participação crucial em movimentos sociais, como a Revolução Pernambucana de 1817 e a Confederação do Equador, em 1824.
Os fotógrafos buscaram retratar o Frei, mesmo sem conhecer o seu rosto. De acordo com a história, Frei Caneca era ruivo, mas não existe nenhuma pintura ou imagem real da sua face. Além da exposição de fotos, a mostra Um novo olhar sobre Frei Caneca traz ao público em homenagem aos 190 anos da morte do Frei uma projeção de ensaios fotográficos e curtas-metragens produzidos pelos alunos na ocasião da conclusão do curso.
Serviço
Exposição Um novo olhar sobre Frei Caneca
Terça (13) a 1º de março
Terça a sábado | 9h às 17h
No Museu da Cidade do Recife (Praça das Cinco Pontas)
Gratuita