Encontro de cultura brasileira movimenta o Poço da Panela

Projeto Fortalecendo Tradições levou o boi de SC e o cavalo marinho de PE para apresentações abertas ao público, neste sábado (27)

por Paula Brasileiro sab, 28/02/2015 - 20:39

O Poço da Panela assistiu a um diferente encontro de cultura popular brasileira, neste sábado (28). O projeto Fortalecendo Tradições: Intercâmbio entre Cavalo Marinho e Boi de Mamão uniu os dois folguedos distintos, o primeiro de Pernambuco - com o Estrela Brilhante de Condado- e o segundo de Santa Catarina - com o grupo Arréda Boi.

O objetivo do projeto é exaltar alguma semelhanças entre as duas manifestações - como alguns personagens comuns e a própria origem das brincadeiras, do Bumba meu Boi - e proporcionar uma vivência e troca de experiência entre os brincantes. O facilitador da iniciativa, João Tragtenberg, catarinense vivendo no Recife, acredita neste modelo de ação cultural como um incentivo para os grupos, "O encontro fortalece os dois. Não é a mesma lógica de uma apresentação comercial, de subir no palco e tocar meia hora. Eles precisam disso.", disse. 

Para Totó da Rabeca, integrante do Cavalo Marinho Estrela Brilhante a participação no Fortalecendo Tradições foi bastante enriquecedora, "A troca de experiência foi muito boa. Quando chegamos lá demos aulas e o público adorou nossas apresentações", disse referindo-se a ida do cavalo marinho à Santa Catarina, na primeira fase do projeto. Já Nado Gonçalves, coordenador do Arréda Boi, o projeto serviu como um meio de aproximar os brincantes possibilitando-os conhecerem realidades e saberes diversos de um mesmo povo, o brasileiro, "O cavalo marinho e o boi são só as pontes pra gente dialogar.", disse o coordenador. 

Condado

Encerrando o projeto, neste domingo (1º), o município de Condado recebe as apresentações do Arréda Boi e do Cavalo Marinho Estrela Brilhante. O encontro será realizado na sede do Estrela e tem entrada gratuita. 

Serviço

Fortalecendo Tradições: Intercâmbio entre Cavalo Marinho e Boi de Mamão

Domingo (1) | 17h  

Sede do Cavalo Marinho Estrela Brilhante  (R. Nilo Jeronimo de Souza, 106 - Novo Condado)

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores