Paixão de Cristo do Recife abre série com plateia cheia

Espetáculo segue em cartaz até o próximo domingo (5)

por Thiago Graf qui, 02/04/2015 - 08:00
José Robson/LeiaJáImagens José Robson/LeiaJáImagens

Uma noite emoção e reverência à história Jesus. Assim foi a abertura da temporada 2015 da Paixão de Cristo do Recife, realizada na noite desta quinta-feira, no Marco Zero, área central da capital pernambucana. O espetáculo completa este ano 19 edições na cidade e conta um elenco de mais de 100 atores e 300 figurantes, que dão vida novamente a uma das trajetórias mais difundidas da humanidade.

Antes do espetáculo começar, o elenco se preparava e tentava conter a ansiedade para a estreia. O diretor e ator José Pimentel, que interpreta o papel de Jesus há 38 anos, desde os tempos de Nova Jerusalém, comentou o que a encenação deste ano traz de novidades. "O público verá novos efeitos durante a Paixão de Cristo, como em cenas do personagem de Judas e no momento da crucificação. Além disso, o espetáculo mantém um elenco que dificilmente muda, que já se conhece e que a cada ano fica ainda mais afinado para recontar essa trajetória'.

Do lado de fora, a expectativa também era grande. A técnica judiciária Fátima Oliveira iria assistir o espetáculo pela primeira vez. Ela trouxe ainda um neto e o sobrinho para ver a encenação. "Espero assistir a um grande espetáculo. Sempre ouvi falar da paixão de cristo do Recife, acho que vai valer a pena'.

Com um atraso de 20 minutos, o espetáculo foi iniciado com a passagem em que Jesus é tentando por três demônios depois passar 40 dias e 40 noites no deserto. A encenação contou com nove cenários, alguns deles desmontados durante a encenação, e contemplou momentos importantes e conhecidos da história de Cristo, como o milagre que o fez o cego enxergar, a Santa Ceia e a Via Crucis. Além desses, outros trechos arrancaram aplausos fortes do público, como o enforcamento de Judas; a crucificação e a abertura do túmulo vazio de Jesus; e, por fim, o principal momento do noite: a ressureição de Jesus.

Com quase duas horas de duração, o espetáculo agradou ao público que permaneceu atento até o final. "Foi maravilhoso. Fiquei emocionado e senti orgulho em ver que Pernambuco tem uma Paixão de Cristo como esta", relatou o funcionário público Joaquim dos Santos. A encenação agradou também quem viu pela primeira vez. Foi o caso da costureira Maria José, que é de fortaleza e veio morar no Recife há pouco tempo. "É uma coisa linda. Estou impressionada, chorei várias vezes. Virei outras vezes ainda este ano", comentou a cearense - que assistiu ao enredo lado de filho, nora e netos. 

A Paixão de Cristo do Recife segue em cartaz até o próximo domingo (5). As encenações são gratuitas e tem início programado para às 20h em todos os dias desta temporada.

COMENTÁRIOS dos leitores