Morre o escritor uruguaio Eduardo Galeano aos 74 anos
O escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de "As Veias Abertas da América Latina", faleceu nesta segunda-feira aos 74 anos, informaram à AFP fontes do hospital em que estava internado.
Galeano, que tinha câncer de pulmão, passou vários dias internado no hospital Casmu de Montevidéu e morreu na manhã desta segunda-feira.
A editora que publicava a obra do escritor na Espanha, Siglo XXI editores, confirmou em um comunicado a morte do escritor uruguaio.
"Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu em 3 de setembro de 1940 e morreu na mesma cidade no dia 13 de abril de 2015", afirma a nota da editora com sede em Madri.
Eduardo Hughes Galeano, nascido em 3 de setembro de 1940, foi um jornalista e ensaísta uruguaio comprometido com as causas da esquerda, que se aprofundou em sua obra nos contrastes da América Latina.
Sua obra mais emblemática é o ensaio "As Veias Abertas da América Latina", no qual denunciou em 1971 a opressão e a amargura do continente.
Traduzido para mais de 20 idiomas, o livro tenta - nas palavras do próprio Galeano - "explorar a história para impulsionar a fazê-la".