'Missa do Vaqueiro' leva o sagrado e o profano a Serrita

Município do sertão nordestino recebe, a partir desta quinta (23), o evento que, além da tradicional missa, conta em sua programação com shows e exposições

por Paula Brasileiro qua, 22/07/2015 - 16:07
Divulgação Programação da 45ª MIssa do Vaqueiro começa nesta quinta (23) e vai até domingo (26) Divulgação

A tradicional Missa do Vaqueiro, realizada todo quarto domingo do mês de julho no município de Serrita, no Sertão pernambucano, chega a sua 45ª edição em 2015. A programação deste ano começa nesta quinta (23) e terá shows de bandas locais e nacionais, pega de boi, vaquejada e exposição de artesanato, além o culto ecumênico realizado no domingo (26), o ponto alto do evento.

Localizada a 535 km do Recife, Serrita recebe turistas de todas as partes do Nordeste para prestigiar a festa que mistura o sagrado e o profano. De acordo com a tradição, o início da celebração é dado com uma procissão de mil vaqueiros. A missa é sempre realizada ao ar livre e conta com toques especiais que caracterizam o evento: no lugar da hóstia, os participantes comungam com farinha de mandioca, rapadura e queijo, todos montados a cavalo.

Nesta 45ª edição, a programação ganhou algumas novidades como os eventos diurnos. Quatro tendas estarão montadas no Parque Lajes e contarão com rodas de forro pé de serra e shows de aboiadores, repentistas e cantadores. Entre as atrações estão a banda Baião Mais Eu, Xote Federal e Nildo do Acordeon.

Já a habitual programação noturna, na Vila Ipueira, contará com shows de Josildo Sá, Lucy Alves, Mastruz com Leite, Flávio Leandro, Pedro Bandeira, Coral Aboios e os aboiadores Fernando e Ronaldo e Chico Justino e Cícero Mendes. Todas as atividades se concentram no Parque do Vaqueiro. 

Serviço

45ª Missa do Vaqueiro

Quinta (23) a Domingo (26) 

Serrita 

Gratuito

COMENTÁRIOS dos leitores