MIMO Paraty recebe Salif Keita e Princhas Zukerman

Programação da etapa mineira do festival já está fechada e contará com concertos, exibição de filmes, workshops e Chuva de Poesia

por Paula Brasileiro ter, 01/09/2015 - 11:20
Divulgação/Beto Figueroa A cidade mineira de Paraty recebe o festival MIMO pela terceira vez consecutiva Divulgação/Beto Figueroa

O MIMO Festival, um dos maiores eventos de música instrumental do Brasil, chega à sua 12ª edição com realização nas cidades de Olinda, Rio de Janeiro e Paraty. Nessa última, pela terceira vez consecutiva, o evento promove concertos, aulas da Etapa Educativa, o festival MIMO de Cinema e a Chuva de Poesias. A programação da etapa mineira do festival já está fechada e contará com nomes como Salif Keita, da África e o israelense Pinchas Zukerman. 

Festival MIMO de Cinema anuncia selecionados

Bombino é primeira atração confirmada do MIMO 2015

Boubacar Traoré é a segunda atração confirmada do MIMO

Entre os dias 2 e 4 de outubro, Paraty receberá as atrações do MIMO. Na programação musical, destacam-se o músico britânico jacob Collier, revelação do jazz mundial descoberto pelo produtor Quincy Jones; Salif Keita, conhecido como 'A voz da África', vindo diretamente do Mali com um concerto acústico de rock, funk e jazz; o israelense Pinchas Zukerman, vencedor de dois Grammy, apresentando obras-primas de Brahms, Beethoven e Mendelssohn e os representantes nacionais como o Duo Milewski, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio e a Banda Strobo, grupo paraense que venceu o Prêmio MIMO Instrumental ganhando a oportunidade de se apresentar no festival. 

Paraty também recebe a programação do Festival MIMO de Cinema com a exibição de filmes com temática musical. Serão nove produções exibidas na Casa de Cultura nos dias 2 e 3 de outubro. Entre elas, estão os documentários Eu sou Carlos Imperial, Sete Corações e My name is now, Elza Soares. Na Etapa Educativa, os workshops serão ministrados pelos músicos Salif Keita, que falará sobre a música da África Ocidental; Jacob Collier, abordando os atuais processos criativos de difusão musical; Bernardo Aguiar, mostrando técnicas modernas para pandeiro e Carlos Malta, que utilizará o pife para estimular a musicalidade. No dia 4 de outubro, a Chuva de Poesia jogará, do alto da Igreja da Matriz, folhas coloridas com poesias do pernambucano Sebastião Uchoa Leite.

A programação completa de Paraty está disponível no site do MIMO. Sobre a programação de Olinda e Rio de Janeiro, ainda não foram divulgados todos os detalhes.  

COMENTÁRIOS dos leitores