GPL comemora 165 anos e sedia exposição de Leonhard Duch
As peças foram compostas utilizando a técnica do óleo sobre papel
O Gabinete Português de Leitura (GPL) sedia, a partir da próxima quinta-feira (1), a exposição Barcos, do artista alemão Leonhard Duch. Os trabalhos ficam disponíveis para visitação até o final do mês e fazem parte das comemorações de 165 anos do GPL. A exposição tem como proposta também marcar a volta do artista à capital pernambucana - onde viveu durante 35 anos -, depois de mais de duas décadas.
Após uma ausência de 21 anos, Duch volta ao Recife culturalmente mais situado, como revela o próprio. "Quase mais brasileiro do que antes, pois o amor ao país sentido na distância filtra os sentimentos, que são guardados com mais carinho", explica. As peças foram compostas utilizando a técnica do óleo sobre papel. O tema surgiu em 2015, quando começou a idealizar o festejo de seus 75 anos no Recife.
Natural de Berlim, Duch nasceu em 1940, em plena 2ª Guerra Mundial. Em 1949, teve seu primeiro e decisivo contato com a pintura em Mallorca (Espanha), para onde foi enviado pela Cruz Vermelha e Igreja Católica. Em 1951, acompanhando os pais, migrou para o Brasil, fixando-se em São Paulo e passando a frequentar as aulas da Associação Paulista de Belas Artes. Aos 18 anos, veio morar no Recife e por aqui passou 35 anos.
Exposição Barcos do pintor Leonhard Duch
1º a 30 de outubro
Gabinete Português de Leitura (Rua do Imperador, 290 - Santo Antônio)
Gratuito
(81)3224 2002