II Salão Internacional de Humor Gráfico abre inscrições

Podem concorrer artistas gráficos em geral, amadores ou profissionais, em três categorias, sendo elas Cartum, Caricatura e Estudante

por Roberta Patu qua, 30/09/2015 - 20:18

Após três anos, o Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco (SIHG-PE) abre inscrições para a segunda edição do evento. Podem concorrer artistas gráficos em geral, amadores ou profissionais, em três categorias, sendo elas Cartum, Caricatura e Estudante. As inscrições para as duas primeiras categorias devem ser feitas, através do site do evento, até o dia 31 de janeiro. Já para os estudantes, o prazo segue só até o dia 20 de dezembro de 2015.

Para essa edição, os temas trabalhados serão: Direitos Humanos (Cartuns) e Os Pensadores (Caricaturas). Para o organizador do evento, Samuca Andrade, a temática desta edição é bem polêmica e a perspectiva é de gerar bons trabalhos em âmbitos nacional e internacional. “Para a escolha do tema, acompanhamos mundialmente o que estava sendo discutido e percebemos que a questão mais citada era o caráter desumano”, lembrou.

“Vamos trabalhar o humor, diante da ausência dos Direitos Humanos. A Violência, a discriminação, a homofobia, a intolerância religiosa, a exploração infantil, a perseguição política e o tratamento dos refugiados são algumas das abordagens que podem ser trabalhadas”, exemplificou Samuca.

O primeiro Salão foi realizado em 2012. Segundo Samuca, a segunda edição demorou a ser concebida devido ao edital do Funcultura e, possivelmente, ao tema proposto. “Após o primeiro evento, tentamos fazer o segundo Salão com o tema da Copa do Mundo, mas não conseguimos. Acredito que pela temática, uma vez que, a população foi contra a realização do evento no Brasil”, disse.

A premiação desta edição somará um total de R$ 18 mil. Para julgar os trabalhos foram convidados cartunistas nacionais e internacionais. Angel Boligán Corbo (México), Marilena Nardi (Itália), Cau Gomez (Brasil), Carlos Amorim (Brasil), DUKE – Eduardo Evangelista (Brasil) e Flávia Bomfim (Brasil) fazem parte da comissão julgadora. A exposição dos finalistas será realizada na Torre Malakoff de 3 de abril a 1º de maio de 2016. 

II Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco

Inscrições: www.sighpe.com

COMENTÁRIOS dos leitores