A Luneta do Tempo chega às telas após 15 anos de produção

Escrito e dirigido por Alceu valença, o longa traz a lenda de Lampião num Sertão altamente sonoro e envolto em rimas. A estreia nacional será no dia 24 de março

por Paula Brasileiro qua, 16/03/2016 - 15:00
Reprodução/Facebook 'A Luneta do Tempo' é a primeira produção de Alceu Valença para os cinemas Reprodução/Facebook

Alceu Valença faz sua estreia oficial nos cinemas no dia 24 de março com o filme A Luneta do Tempo. O longa, escrito e dirigido pelo cantor, chega às telonas já tendo passado por importantes festivais como o Cine PE e o festival de Cinema de Gramado - no qual foi premiado nas categorias Melhor Trilha e Direção de Arte - e também pelo Festival de Circo do Brasil, em 2015. A produção é carregada de poesia, história e afetividade num enredo que foge à obviedades.

A Luneta do Tempo mostra as pelejas do bando de Lampião (Irandhir Santos) com a 'volante', grupos dos policiais da época, ao passo que o circo de um sedutor estrangeiro percorre cidades do interior nordestino. A fotografia simples remete à escassez da caatinga e os sons do filme - com os diversos ruídos do sertão - ao longo de toda a narrativa, parece contar uma história à parte; talvez por ter sido produzido por um músico. 

O próprio tempo do longa transcorre diluído entre os elementos circenses e da cultura popular do Nordeste, como num vai e vem, demonstrando que as histórias (quase) se repetem ao longo das gerações. Talvez um 'carma' deste elemento contabilizado pelo calendário. Sotaques, expressões nordestinas e poesia de cordel dividem as cenas com uma trilha sonora marcante, toda composta pelo próprio Alceu. 

A Luneta do Tempo lança mão da simplicidade plástica e beleza nos diálogos. Talvez não seja um filme para os que preferem o modelo 'início, meio e fim', de ritmo compassado e previsível. Mas, certamente, uma boa pedida para aqueles interessados em conhecer um sertão e, sobretudo, uma lenda viva como Lampião, envoltos por afeto e rima. 



LeiaJá também

--> A linguagem de Alceu Valença no cinema

--> Alceu Valença: homenageado do Carnaval olindense de 2016 arma seu circo na folia da cidade

--> Alceu Valença estreia como diretor de cinema em Gramado

COMENTÁRIOS dos leitores