Agreste de Pernambuco recebe festival gratuito de cinema

Segunda edição do Cine Jardim aborda o tema "O protagonismo da mulher no cinema brasileiro". Abertura será no dia 17 deste mês

por Nathan Santos qua, 11/05/2016 - 10:32
Divulgação Filme sobre Elza Soares será exibido no festival Divulgação

A cidade de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, receberá, do dia 17 a 21 deste mês, a segunda edição do Cine Jardim - Festival Internacional de Cinema de Belo Jardim. Focando no tema "O protagonismo da mulher no cinema brasileiro", o evento contou com mais de 880 produções inscritas, em que desse total, 58 trabalhos foram selecionados.

Nesta edição, o Cine Jardim faz uma homenagem a capixaba Beatriz Lindenberg, criadora e gestora do projeto “Revelando os Brasis”, considerado um dos grandes projetos de inclusão audiovisual do País. “Estou honrada com a homenagem, orgulhosa por representar a força feminina no cinema brasileiro. O Cine Jardim nos oferece esse espaço de reflexão, valorizando as conquistas da mulher no mundo e o protagonismo feminino no cinema, pontuando a presença cada vez maior e mais determinante da mulher à frente e atrás das câmeras”, conta Beatriz, conforme informações da assessoria de imprensa.

A exibição do longa-metragem “My Name Is Now – Elza Soares”, produzido por Elizabete Martins, marcará a abertura do festival. É a primeira vez que a obra será exibida em Pernambuco. Documentário de ficção experimental, o filme descreve a história de Elza Soares, uma das maiores artistas do Brasil.

De acordo com a organização Cine Jardim, o festival contará com sessões informativas das 9h às 10h30, cujo público alvo são estudantes do ensino fundamental. Já no período da tarde, as mostras ocorrerão das 15h às 16h30, no âmbito competitivo e novamente com foco nos alunos. À noite, a partir das 20h, será realizada a competição de longas-metragens, e à meia-noite, haverá exibições de filmes de terror na sessão “Na calada da noite”.

O festival tem curadoria do cineasta cearense Arthur Leite, do produtor e realizador pernambucano Leo Tabosa, que também é gestor cultural da Unicap, e do produtor paulista Jorge Sardo Jr. Tabosa é o diretor de "Tubarão". O Cine Jardim é promovido pelo Pontilhado Cinematográfico e Instituto Conceição Moura, do Grupo Moura. As atividades serão gratuitas, na Praça Jorge Aleixo, área central de Belo Jardim. 

COMENTÁRIOS dos leitores