Exposição mostra modelos de manto da Virgem de Nazaré

Alunos e professores do curso de Moda, da Universidade da Amazônia (Unama), assinam as peças que serão mostradas ao público no shopping Pátio Belém

por Mirelly Pires qui, 29/09/2016 - 10:50

Há seis anos uma parceria entre a Universidade da Amazônia (Unama) e o shopping Pátio Belém incentiva os alunos do curso de Moda da universidade com uma exposição dos mantos de Nossa Senhora de Nazaré, para celebrar o Círio, maior procissão católica do Brasil. A professora Lucinha Lobato usou as técnicas de montagem e, junto com professores e alunos de estamparia do curso de Moda, realizou as costuras das peças. “A professora de estamparia criou com os meninos na sala de aula as estampas que estão nos balcões, onde as santas estão, e nós transformamos as estampas na toalha de mesa que fica embaixo dos mantos e fizemos a flâmula, que fica atrás, tudo com o trabalho dos alunos de estamparia”, explica Lucinha.

A professora também contou com o apoio do coordenador do curso de Moda, Fernando Hage. Todos os anos um prêmio é dedicado ao melhor manto. Um prêmio em dinheiro que deve ser utilizado em compras no shopping. “No início do semestre o concurso é lançado para que não coincida com o período de provas dos alunos. É como se fosse um incentivo para esse aluno. A maioria deles fazem isso olhando para o mercado de trabalho”, diz Lucinha.

Este ano a exposição está muito misturada, segundo a professora. Detalhes tradicionais e modernos se juntam para a montagem de mantos diferentes. “O aluno focou em manto com estamparia, com crochê, com turiri, com manto clássico, misturou pedraria com materiais alternativos. Então, tivemos um mix. A gente teve uma resposta muito boa porque é isso que esperamos de uma escola de moda: o processo criativo. Não são mantos ‘normais’, poucos são tradicionais, a maioria teve um mix de elementos pensados. Eu acho que isso foi muito bacana”, afirma. Segundo ela, na escola de moda são feitos muitos trabalhos diferentes, então os alunos podem “passar dos limites”. “Às vezes ele acha um material e, com esse material, ele acha alternativas e vai criando e eu acho que nunca vai expor algo somente dentro do tradicional. O tradicional está lá, mas a gente vê que a maioria é diversificado”, diz.

Os 21 mantos ficarão 15 dias em exposição no shopping. E, assim, os alunos podem exibir os trabalhos feitos visando ao mercado de trabalho. “Se você não mostra sua arte, não expõe, quem vai saber quem você é? Então a gente se projeta muito dessa forma no mercado, para mostrar o curso de moda, mostrar quem é esse aluno, quem são os profissionais, que ele não está só vendo a moda pela moda, mas está observando outros caminhos”, explica a professora. “O Círio não muda, é uma tradição do povo paraense. Mas isso é muito bem-vindo para quem faz releitura na moda.”

Na galeria de fotos abaixo, veja alguns dos mantos em exposição:

COMENTÁRIOS dos leitores