Movimentos culturais promovem ação no Cine Olinda

A iniciativa visa debater a reabertura do espaço cultura, que está fechado há mais de 50 anos para reforma

por Roberta Patu qui, 29/09/2016 - 17:45
Reprodução/Facebook Ação acontece nesta sexta-feira (30), no espaço cultural Reprodução/Facebook

Nesta sexta-feira (30), o Cine Olinda recebe uma intervenção cultural em protesto ao seu fechamento para reforma. O objetivo é estimular debate com a finalidade de apresentar propostas para a sua reativação, através da criação de um comitê gestor compartilhado. Durante o movimento, também haverá feira de arte, videomapping e cerveja artesanal. O acesso a todas as atividades é gratuito.

A programação começa às 17h30, com exibição de curtas infantis seguidos pelo pernambucano ‘Entre Andares’ (2016), documentário de Aline Van Der Linden e Marina Moura Maciel. O filme fala do abandono do edifício e Cinema AIP, no centro do Recife, e o clássico “Blábláblá”, de Andrea Tonacci, em que o ator Paulo Gracindo evoca as contradições e artimanhas do discurso político no ano da instauração do Ato Institucional nº 5.

Às 19h30, será realizado um debate para falar da reabertura do espaço cultural. A discursão do tema contará com a participação de Kleber Mendonça Filho (Cinema da Fundaj), Marcia Souto (presidente da Fundarpe) e mediação das produtoras e ex-gestoras públicas Isabela Cribari e Carla Francine. Também foram convidados representantes do governo municipal e IPHAN. A iniciativa faz parte do 5º #OcupeCineOlinda, uma ação independente, de caráter político e não-partidário, realizada pelos movimentos #OcupeCineOlinda, #CineRuaPE e Ponto de Cultura Cinema de Animação.

Serviço

5º #OcupeCineOlinda

Sexta-feira (30), às 18h

Cine Olinda (Praça do Carmo – Olinda)

Entrada franca

COMENTÁRIOS dos leitores