Dois meses depois, Bob Dylan agradece por Nobel

Desde que a Academia Sueca concedeu o prêmio, Bob Dylan tem provado ser um laureado 'diferente'

seg, 05/12/2016 - 10:00
Amelie Querfurth Bob Dylan enviou um discurso de agradecimento quase dois meses após ter sido declarado vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, que decidiu não receber em Estocolmo Amelie Querfurth

Bob Dylan enviou um discurso de agradecimento quase dois meses após ter sido declarado vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, que decidiu não receber em Estocolmo, informou nesta segunda-feira a Fundação Nobel.

"O Nobel de Literatura deste ano, Bob Dylan, não vai participar na semana Nobel, mas ele escreveu um discurso que será lido no banquete", indicou a Fundação em um comunicado.

Esta contribuição, algumas palavras que serão lidas no final do banquete de 10 de dezembro, não dispensa um discurso de aceitação, tradicionalmente mais longo.

Desde que a Academia Sueca concedeu o prêmio, Bob Dylan tem provado ser um laureado diferente. No dia do prêmio, 13 de outubro, fez um show em Las Vegas, sem mencionar o prêmio.

No final de outubro, perguntado sobre sua participação na cerimônia de premiação e no banquete, Dylan afirmou ao Daily Telegraph: "Absolutamente. Desde que seja possível".

Mas em 16 de novembro, em uma carta para a Academia Sueca, ele mudou de ideia, apontando "outros compromissos".

Durante a cerimônia de premiação, a americana Patti Smith, admiradora de Bob Dylan, vai interpretar uma de suas canções, "A Hard Rain's A-Gonna Fall".

De acordo com a Academia Sueca, há uma "boa chance de que o vencedor venha a Estocolmo no próximo ano", no que será a oportunidade de fazer seu discurso de aceitação.

Aos 75 anos, Bob Dylan é o primeiro compositor a obter o prestigioso prêmio, uma decisão que surpreendeu os meios culturais que apostavam em uma escolha mais convencional.

COMENTÁRIOS dos leitores