SBT, Record e RedeTV! ameaçam sinal de TV paga
Com fim do sinal analógico, emissoras abriram guerra comercial contra operadoras de sinal fechado
Com o anúncio do desligamento da TV analógica em São Paulo, as emissoras Record, SBT e RedeTV! abriram uma guerra contra as operadoras de TV paga. Elas correm o risco de perder 18,8 milhões de espectadores caso não cheguem a um acordo para manter seus canais nas grades das tvs por assinatura, após o desligamento do sinal analógico.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a empresa criada pelas três emissoras para negociar os canais digitais abertos, Simba, quer cobrar das operadoras R$ 3 mensais por assinante, o que representaria um custo anual de R$ 700 milhões e 5% de alta no preço dos planos de assinaturas.
Atualmente, há uma lei que regulamenta o sinal digital no país e não obriga as operadoras de TV paga a oferecer os canais abertos, fator que as acobertam a tirá-los da sua grade de programação.
Aprovada em 2016 pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a Simba foi criada como forma de compensar o poder da rede Globo, que detém 30% da audiência (TV paga e aberta). SBT, Record e RedeTV! afirmam ainda que a Globo já é remunerada pelas operadoras de TV paga. As teles negam e afirmam que pagam apenas pelos conteúdos exclusivos da Globo e inserem o sinal aberto sem pagar por ele.