Exposição oferece camas para quem for de pijama

Mostra 'Daniel Santiago em dois tempos' é uma celebração e reconhecimento à trajetória do artista de 78 anos no Mamam

por Thayná Aguiar qua, 14/06/2017 - 10:38

Na próxima terça-feira (20), o artista Daniel Santiago vai ocupar o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) com a exposição 'Daniel Santiago em dois tempos'. A mostra será composta por cerca de 30 obras, muitas inéditas, selecionadas pela curadora Joana D´Arc Lima, que vê essa exposição como uma espécie de celebração e reconhecimento à trajetória do artista de 78 anos que começou sua carreira na década de 1960.

O espaço térreo do Museu ficará ocupado por 'Um sonho de Ezra Pound', composto por 20 camas de solteiros, para receber os sonolentos que visitarem o local. A ideia surgiu quando o artista ficou sabendo que o poeta Ezra Pound dizia que a realidade não é essa que vivemos, na verdade, a realidade é quando sonhamos. A última exposição individual de Daniel Santiago aconteceu em 2011.

A produção da exposição decidiu fazer uma chamada pública via redes sociais para conseguir as 20 camas que compõem a obra a instalação. O artista irá pra exposição à carater. De pijama, Daniel passará a noite dentro do Museu. O ambiente terá uma iluminação e um clima propício, a partir do design de montagem proposto pela também artista Beth da Mata. A exposiçao convida quem quiser a dormir no museu também, com uma condição: tem que estar de pijama como o artista.

Toda a movimentação na inauguração será documentada em vídeo e passará a compor a mostra.

Dentro dessa proposta, foi preciso deixar as camas literalmente prontas para receber os convidados. A produção das fronhas e lençóis - feitos em tecido de algodão - ficou a cargo do também artista visual Carlito Person, que está compondo os 20 jogos de cama, utilizando técnica de estamparia artesanal com carimbos, cujas imagens remetem a personagens flutuantes que parecem caminhar para dentro de um sonho, naquele estado intermediário de vigília, que antecede a entrada no sono profundo. 

No primeiro andar do Museu será exposta uma seleção de obras do artista desenvolvidas ao longo de sua carreira.

Serviço

Daniel Santiago em dois tempos

Abertura 20 de junho

Visitação terça a sexta | 12h às 18h; Sábados e domingos | 13h às 17h

Mamam – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Rua da Aurora, 265 – Boa Vista)

COMENTÁRIOS dos leitores