E-book resgata a estética do Simbolismo pernambucano
A obra promover o resgate da produção simbolista pernambucana e análise de obras de autores desta fase
Em meio aos versos livres, os desencantos do mundo e reflexo do contexto histórico-social da virada do século 19 para o século 20, a produção de poesia simbolista no Recife teve sua efervescência. Entretanto, não recebeu atenção da imprensa nacional à época.
Para promover o resgate da produção simbolista pernambucana e análise de obras de autores desta fase, o professor do departamento de Letras da UFPE e escritor Fábio Andrade lança o e-book "Três poetas - na periferia do simbolismo", que ficará disponível para download gratuito no site da Editora UFPE na próxima quinta-feira (29).
A obra é um desdobramento do projeto 'O Fauno dos trópicos', lançado em 2015, que abordou pela primeira vez o simbolismo produzido em Pernambuco. “A ideia da minha pesquisa é mostrar que Pernambuco foi um local importante para a produção do simbolismo no Brasil, mesmo estando fora do eixo”, explica Fábio.
Os autores escolhidos para análise são Mendes Martins, Domingos Magarinos e Agripino Silva. “Eles ficaram esquecidos por décadas porque não eram poetas que estavam inseridos em um grande centro cultural e não existia uma crítica literária forte no Recife da época. Além disso, havia um forte preconceito contra a poesia simbolista feita no Nordeste”, afirma o escritor.
Serviço
Lançamento do e-book “Três poetas – na periferia do simbolismo”
Quinta (29) | 17h
Editora UFPE (Rua Acadêmido Hélio Ramos, 20 - Cidade Universitária)
Download gratuito