Consumo de 'carne vegana' instiga reflexão

Algumas pessoas questionam o consumo do produto como substituto das carnes oriundas dos animais

por Lara Tôrres dom, 09/07/2017 - 08:44
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens . Paulo Uchôa/LeiaJáImagens

No leque de opções de comidas vegetarianas e veganas disponíveis atualmente no mercado à disposição do público, é fácil encontrar alguns alimentos que se apresentam como substitutos ou versões vegetarianas de pratos que originalmente são feitos com carnes. A ideia, no entanto, divide opiniões de pessoas dentro e fora dos movimentos pela dieta vegetariana e direitos dos animais. 

O LeiaJá entrevistou Rodrigo Pedrosa, que já mantém um empório vegano, a Vegaria, no bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife, e está abrindo um açougue vegano por assinatura, o Mock, que entregará mensalmente caixas com “carnes” e “queijos” veganos nas casas dos clientes, para saber mais a respeito desse debate. A ideia de carne vegana parece para muitas pessoas um contra senso, pois acreditam que é estranho uma pessoa imitar um tipo de alimento que ela rejeita, por mais que seja completamente de origem vegetal.

Para Rodrigo, que idealizou o Mock, a escolha pelo veganismo não tem ligação com não gostar do gosto da carne, mas sim com uma questão ética. Na sua visão, alguém que come uma versão vegetariana de um prato que leva carne não é menos vegana por isso. 

“Algumas pessoas têm uma questão afetiva com o sabor da comida, ter mais opções para esse público é algo positivo e ajuda a difundir o veganismo. Nós podemos chamar pessoas para comer uma pizza, um hambúrguer, uma feijoada, isso colabora muito para a rápida popularização do veganismo, faz as pessoas acharem mais fácil se tornar vegano”, conta ele.

Na opinião de Rodrigo, a maior parte das pessoas que acha que o consumo de “carnes” e “queijos” veganos foge à lógica em relação ao movimento, em geral, está de fora e não entende a dificuldade de abrir mão de um determinado sabor, mesmo a ética sendo mais forte que o hábito alimentar. Quando questionado sobre veganos e vegetarianos que também não gostam da ideia de comer imitações de carnes, Rodrigo explica que para algumas pessoas esse incômodo de fato existe, mas que é algo pessoal que na opinião dele, não é um problema discordar. 

“É uma questão muito pessoal de cada um, eu gostava muito de carne, mas não vou comer por ética e não me sinto mal com as versões veganas. Algumas pessoas se sentem mal quando comem uma versão que se parece muito com carne animal, mas é uma questão pessoal, não há problema de algumas pessoas gostarem e outras não”, explica ele.

LeiaJá também

--> Alimentação vegana: sabor vence o preconceito

--> Alimentação saudável e consciente é tema de oficinas

--> Os veganos como público-alvo

COMENTÁRIOS dos leitores