De Beatles a One Direction: 15 sucessos de boy bands

Backstreet Boys, Menudo, a coreana BTS e as brasileiras Dominó, Polegar e Bro'z: relembre algumas das boy bands de maior sucesso no meio musical

por Paula Brasileiro sex, 06/10/2017 - 13:30

Boy band é termo usado para definir um grupo de rapazes bonitos, que cantam e dançam músicas sobre paquera, conquista e amor (de um modo geral), cada um com uma personalidade distinta para agradar a todos os gostos. A fórmula é simples e vem fazendo sucesso desde a década de 1960, produzindo inúmeros hits e milhares de fãs enlouquecidas.

Confira nesta linha do tempo algumas das boy bands que marcaram a história no mundo da música, no Brasil e em todo o planeta.

1963 - The Beatles

Os precursores do formato fora quatro rapazes de Liverpool, na Inglaterra, com cortes de cabelos iguais, terninhos combinando e personalidades distintas. Assim era a banda The Beatles, formada por John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison. O repertório dos rapazes, apelidados de ‘Fab Four’ (os quatro fabulosos), se dividia entre canções de amor e alguns rock’n’rolls mais dançantes. Músicas como Love me Do, Please Please Me e Eight Days a Week encabeçaram as paradas de sucesso da época, mas as fãs do grupo tornavam impossível ouvir qualquer tipo de som que não fossem seus gritos durante os shows ao vivo da banda. O movimento fanático dos seguidores dos Beatles ganhou até um nome, Beatlemania. Anos mais tarde, os rapazes transcenderam o estilo boy band e se consagraram como uma das bandas mais importantes da história da música.



1970 - The Jackson 5

Formada pelos irmãos Jackie, Tito, Jermaine, Marlon, Randy e Michael (aquele que anos mais tarde se tornaria o Rei do Pop), The Jackson 5 foi a boy band da Motown Records, gravadora americana que imortalizou diversos artistas de soul e Rythm & Blues. Os cinco rapazes logo caíram no gosto do público com suas roupas coloridas e jeito divertido de se apresentar. Algumas músicas, voltadas para o público jovem, são sucesso até hoje como ABC, I Want You Back e I’ll Be There.



1980 - Menudo

No final da década de 1970, o grupo porto riquenho Menudo já começava a despontar nas paradas musicais. Mas foi nos anos 1980 que eles ganharam sucesso absoluto e o reconhecimento das fãs. Durante quase 20 anos de banda, diversos rapazes passaram pelo grupo, mas foram Ray, Robby Rosa, Ricky, Roy e Charlie os responsáveis pela formação mais famosa do Menudo. Ricky Martin foi o que conseguiu manter-se na carreira musical com maior êxito no mundo do pop. Hoje, os hits do Menudo são lembrados sempre com bastante carinho pelos fãs.



1990 - New Kids on The Block

Quando os anos 1990 chegaram, os New Kids on The Block atualizaram as definições de boy band. Os meninos de Boston começaram a se apresentar juntos ainda por volta dos anos 1980, mas foi na década seguinte que o sucesso estourou. O grande hit 'Step by Step' permanece na memória afetiva de muita gente. Os NKOTB voltaram a se reunir em 2017, 15 anos após o término do grupo, e até lançaram um disco novo, o 'Thankful'.



1996 - Backstreet Boys

Alguns anos após o estouro dos New Kids on The Block, outra boy band conquistou os corações das fãs, os Backstreet Boys. Nick, Kevin, Alex, Brian e Howie ganharam o público rapidamente e emplacaram vários hits como 'Everybody', 'I want it that way' e 'As long as you love me'. O sucesso foi tamanho que eles chegaram a ser classificados como a maior boy band do mundo pelo Guiness Book.



1997 - N'Sync

Dividindo espaço e fãs com os Backstreet Boys estava o N'Sync. A banda seguia o mesmo modelo dos concorrentes mas tinha um trunfo, e ele era Justin Timberlake. É tanto que o cantor decidiu seguir carreira solo, em 2002, e acabou, também, se dedicando bastante à carreira de ator. O sucesso de Timberlake foi tão absoluto que ele sequer pensa na possibilidade de um retorno do N'Sync.



2006 - The Jonas Brothers

O século 21 traz uma boy band um pouco mais enxuta, mas não menos idolatrada pelas fãs. Os Jonas Brothers, formados pelos irmãos Kevin, Nick e Joe Jonas, fizeram tanto sucesso que até programa de televisão ganharam. Outro diferencial desta boy band é que os meninos não só cantavam mas também tocavam seus instrumentos. Entre os hits estão 'Keep it real', 'Can't have you' e 'Turn Right'.



2010 - One Direction

Na evolução das boy bands, a One Direction tem tudo de mais moderno que um grupo do tipo pode ter. Ela foi formada no reality show The X Factor UK quando os produtores do programa enxergaram potencial nos cantores que haviam se inscrito para disputar individualmente. Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Zayn Malik e Niall Horan gravaram três álbuns, mas o 'casamento' não durou muito: em 2016 eles anunciaram o fim do grupo, para desespero das 'directioners', as fãs.



2012 - BTS

A Coreia também tem sua boy band, integrada por rap Monster, V, Jin, Suga, J-Hope, Jimin e Jungkook. O BTS faz sucesso não só por lá, mas ao redor do mundo inteiro. No Brasil, já é febre entre os pré-adolescentes. As músicas no estilo K-pop são escritas pelos próprios integrantes e 'bombam' em todas as redes sociais. 

MADE IN BRAZIL

O Brasil também tem uma história no que se refere a boy bands. E os representantes brasileiros do gênero não deixam nada a dever às bandas gringas. Relembre alguns dos grupos brazucas que fizeram sucesso e deixaram saudades.

1984 - Dominó

Afonso Nigro, Nill, Marcos Quintela e Marcelo Rodrigues fizeram a alegria das noites de sábados de muitos fãs que os esperavam no Viva a Noite, programa semanal apresentado por Gugu Liberato, no SBT. Eles imortalizaram hits como P da Vida e Manequim. Em 2009 tentaram uma retomada mas sem sucesso.



1989 - Polegar

Seguindo os passos da Dominó, o Polegar também conquistou o público e os palcos dos programas de televisão que apresentavam os sucessos do momento. Integrado por Alan, Alex, Ricardo e Rafael, eles cravaram várias músicas nas paradas, uma delas foi 'Dá pra mim'. Rafael Ilha talvez seja o integrante mais famoso do grupo, mas, infelizmente, o cantor ficou marcado mesmo por seus problemas com drogas drogas e prisões. Hoje ele trabalha nos bastidores da TV.



1990 - Paquitos

Sim, eles eram a versão masculina das Paquitas. O figurino era bem extravagante e as coreografias impecáveis. Robson, Alexandre Canhoni, Egon Junio, Cláudio Heinrich e Marcelo Faustini passaram apenas dois anos juntos. Os dois últimos acabaram enveredando pela carreira de ator.



2000 - KLB

Assim como na gringa, os anos 2000 trouxeram ao Brasil boy bands mais enxutas. Formada pelos irmãos Kiko, Leandro e Bruno, os rapazes deram nova roupagem ao estilo, pois atuavam também como instrumentistas. Em 2012, os rapazes deram uma pausa na carreira, mas voltaram neste ano de 2017 com a gravação de um DVD e uma turnê pelo país.



2000 - Twister

No mesmo ano em que nasceu o KLB nascia o Twister. Banda formada por Sander, Léo, Luciano, Gilson e Alex. Eles deixaram marcado o hit '40 Graus' mas a banda não durou muito e acabou em 2002.



2003 - Bro'z

Cria do reality show Popstars, a banda era formada por Matheus Herriez, André Marinho, Jhean Marcell e Oscar Tintel. Inicialmente, o grupo durou apenas dois anos, mas em 2016 eles se reuniram para mais uma tentativa no meio musical, apostando na saudade das fãs.

BÔNUS - Hanson

Achou que íamos esquecer deles? Também no formato de trio, os irmãos de Oklahoma dominaram o cenário no final da década de 1990. Cantando e tocando, eles lançaram diversos hits, o maior deles, talvez, a canção 'MMMBop', seu primeiro sucesso. Em 2017, os três saíram pelo mundo numa turnê comemorativa pelos 20 anos de sucesso. Os fãs brasileiros puderam ver seus ídolos em shows no Rio de Janeiro, no último mês de agosto.

COMENTÁRIOS dos leitores