Parceria leva universidade para a passarela do samba
UNAMA vai participar do desfile oficial de carnaval da prefeitura de Belém, em 2019, com duas alas na Escola da Matinha. Enredo destaca projeto social de combate ao trabalho infantil.
Em clima de festa, a UNAMA - Universidade da Amazônia fechou parceria com a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT8 (Tribunal Regional do Trabalho) e vai cair na folia em 2019 junto com a Escola de Samba da Matinha. O enredo destaca o projeto “Ninho da Coruja - Sem trabalho Infantil”. Um evento no campus Alcindo Cacela da instituição, na noite de quarta-feira (21), selou a participação da universidade no desfile oficial da prefeitura de Belém.
O projeto “Ninho da Coruja - Sem trabalho Infantil” é desenvolvido pela desembargadora federal do Trabalho Zuíla Dutra e pela juíza Vanilza Malcher, do TRT8, dentro da Escola de Samba da Matinha, no bairro de Fátima. Rodolfo Trindade, presidente da agremiação, disse que a escola abraçou a causa, junto com a comissão. "A escola está embasada para que a gente possa fazer um grande desfile, um grande carnaval e conscientizar Belém de que criança tem direito de sonhar, criança tem direito de ser criança”, disse Rodolfo Trindade.
Para Vanilza Malcher, o evento foi uma mistura de emoções. “Estou dentro da UNAMA, onde estudei e me formei em Direito, com uma reitora que é acessível e abraçou o nosso projeto. Estamos felizes. Agora nós temos que trabalhar. Este não é só um projeto de carnaval, é um projeto de cidadania. Nós temos que construir juntos esse carnaval e a gente conta com a UNAMA nesse processo”, afirmou a juíza.
A UNAMA terá participação em duas alas. Uma delas como o tema “Direito de Sonhar”, da qual a reitora da universidade, Betânia Fidalgo, é madrinha. “Essa ala será composta apenas por jovens do projeto Padrinho Cidadão. Eles vão ganhar a fantasia. São meninos que estão se desenvolvendo orientados pelos padrinhos cidadãos. Na outra ala irão os professores, os técnicos, os alunos e acho que essa ala vai ficar pequena. A UNAMA vai precisar de mais uma”, explicou Vanilza.
A reitora Betânia Fidalgo disse que é maravilhosa a iniciativa do projeto e que a UNAMA não poderia ficar de fora. “É um tema que a UNAMA trabalha em vários cursos. Recebemos esse convite maravilhoso de apoiar, mais uma vez, junto com o carnaval, que é uma manifestação do povo brasileiro. Essa manifestação nos uniu. Que essa alegria traga conscientização para a sociedade que vai assistir ao carnaval. Estamos muito felizes. Agradecemos à escola, ao presidente que nos acolheu e disse sim à UNAMA”, detalhou a reitora.
Segundo a pró-reitora da UNAMA, Ana Vasconcelos, a oficialização foi maravilhosa. “A professora Betânia nos chamou e nos apresentou o projeto. Ficamos emocionados em saber como é que a universidade vai contribuir com uma temática e a cultura que é o nosso carnaval. Vamos estar juntos com a Escola de Samba da Matinha, estaremos lá no carnaval, prestigiando e, ao mesmo tempo, dando essa força para os adolescentes que estão inseridos nesse processo”, disse Ana.
O mestre de bateria Binho Setubal disse que as expectativas dessa pareceria são as melhores e que a escola foi muito feliz em abraçar a Comissão de Combate Infantil. “Apesar de nós já termos um trabalho que envolvia muitas crianças, após a parceria isso ganhou uma proporção e agora com a UNAMA também. A escola cresceu muito e ganhou parceiros e recursos para fazer um carnaval muito bom para 2019. As expectativas são as melhores para que a gente faça um grande carnaval, se Deus quiser, em busca do título”, explicou Binho.
A Matinha entra na avenida no dia 23 de fevereiro.