Grupo O Poste se retira do Janeiro de Grandes Espetáculos

Atitude foi tomada em solidariedade à atriz trans Renata Carvalho, protagonista da peça ‘O Evangelho segundo Jesus Cristo’

por Paula Brasileiro sab, 12/01/2019 - 10:48

A 25ª edição do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos (JGE) sofreu mais uma baixa. Na última quarta (9), o grupo O Poste Soluções Luminosas comunicou a retirada da peça de conclusão de curso da Escola O Poste de Antropologia Teatral  intitulada ‘Em Cada Encruzilhada, Uma História Dada: Um Ensaio Para Eugênio Barba’ da grade do evento. A atitude foi tomada em solidariedade à atriz Renata Carvalho, protagonista da peça O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu.

Através de uma publicação na página oficial d'O Poste, a direção do grupo explicou porque decidiu retirar seu espetáculo do JGE: "Tomamos a decisão por compreendermos a grande importância do lugar de fala defendido fortemente pela atriz trans Renata Carvalho, que comunicou que as possíveis estratégias criadas pelos grupos para visibilizar a representatividade trans, mediante a censura do seu espetáculo, são estratégias rarefeitas e pouco eficazes. Por isso diante do que foi exposto pela atriz refletimos que a nossa ação não colaboraria em nada com o movimento LGBTQI+".

A postagem ainda lamenta o posicionamento do festival em relação à peça O Evangelho Segundo Jesus Cristo, excluída da programação após pressão de parte do público."O festival cedeu a uma pressão, sem uma resistência organizada, consequentemente tolhendo a liberdade de expressão e representatividade". O comunicado também explica que a atividade d'O Poste não tinha vínculo contratual com o festival e que sua retirada da grade está sendo feita "de forma simbólica". Assim como o grupo O Poste, o Trama também retirou o espetáculo Altíssimo do JGE em solidariedade à Renata Carvalho.

Embed:

LeiaJá também

--> Após críticas, peça com Jesus travesti é vetada no Recife

COMENTÁRIOS dos leitores