Cinema São Luiz recebe a 23ª edição do Cine PE

Festival teve início nessa segunda-feira (29) e segue até o dia 4 de agosto

por Paulo Uchôa ter, 30/07/2019 - 08:00

Nessa segunda-feira (29), no Cinema São Luiz, área central do Recife, foi dada a largada para a 23ª edição do Cine PE. Até o dia 4 de agosto, o local irá reunir fãs do audiovisual para a exibição de longas e curtas, além de fechar o festival com chave de ouro por meio da entrega do troféu Calunga de Prata para os premiados. Foram selecionadas para a categoria Mostra Competitiva de Longas-Metragens seis produções nacionais, incluindo "Abraço", de DF Fiuza, e "Vidas Descartáveis", de Alexandre Valenti e Alberto Graça.

Abrindo os trabalhos, o festival resolveu exibir dois filmes que não fazem parte da competição. A organização do festival escolheu como Hors Concurs a estreia do documentário "Frei Damião, o santo do Nordeste", da cineasta Deby Brennand, e "Parto Sim", curta-metragem com a assinatura da pernambucana Kátia Mesel. Para Sandra Bertini, a primeira noite do Cine PE é uma estreia das mulheres.

"A abertura está sendo com dois filmes de mulheres, produções de duas pernambucanas. Estou muito feliz, e também estou fechando o meu ciclo cerimonial com Graça Araújo, que hoje se conclui com uma homenagem especial, reiniciando agora com a apresentação da atriz Nínive Caldas", declarou Bertini, diretora do festival.

Entrevistada pelo LeiaJá, Deby Brennand falou do desafio de capitanear o projeto cinematográfico sobre o capuchinho italiano Frei Damião. "Ele continua sendo um símbolo de fé. Você falar de um mito não é fácil. O filme fala do mito, mas ao mesmo resgata o homem Frei Damião. A minha curiosidade era entender como essa pessoa, esse ser, chegou a santidade", explica.

Este ano, a direção do Cine PE nomeou a atriz Drica Moraes para ser a grande homenageada. Com mais de 30 anos de carreira, Drica encarnou personagens marcantes, destaque para a vilã Violante na novela "Xica da Silva", protagonizada por Taís Araújo e exibida na extinta Rede Manchete em 1996. Até o último dia do festival, as pessoas podem curtir as exibições cinematográficas gratuitamente. Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cinema São Luiz a partir das 17h30, duas horas antes do evento.

LeiaJá também

--> Holograma de Graça Araújo emociona na abertura do Cine PE

--> "Somos resistência", diz a cineasta Katia Mesel

COMENTÁRIOS dos leitores