Amparo 60 expõe obras de Delson Uchôa e José Patrício

A exposição inicia na quinta-feira (8) e uni obra dos artistas pela primeira vez

por Waleska Andrade qua, 31/07/2019 - 09:33
Reprodução/Instagram/@josepatriciooficial Reprodução/Instagram/@josepatriciooficial

A exposição de arte dos artistas Delson Uchôa e José Patrício, Pictoria, inicia na quinta-feira (8), na Galeria Amparo 60, às 19h. Essa é a primeira vez que os dois artistas nordestinos realizam uma exposição juntos e conta com a curadoria de Julya Vasconcelos.

A proposta inicial era fazer esse confronto entre duas visões de mundo distintas, mas que são resultado de um mesmo contexto cultural e geracional. “São dois artistas muito importantes, da mesma geração, que se projetaram bastante. Cada um tem sua forma de nos mostrar uma explosão das cores”, conta a galerista Lúcia Costa Santos, que, há anos, representa os dois no Recife e que teve a ideia de colocar as obras dos dois em diálogo.

Segundo a curadora Julya Vasconcelos, ambos fazem uso de módulos em seus trabalhos e também de materiais que, para o senso comum, não seriam matéria-prima ideal para produções artísticas. “Estes materiais, em sua maioria pouco valorizados, funcionam como pigmentos não tradicionais que geram nos dois o que podemos chamar de uma investigação a respeito das possibilidades de objetos-pigmentos e da construção , também, de uma expansão do conceito de pintura. A mostra Pictoria explora esse universo da cor em ambos”, explica a curadora. A conversa entre os artistas se desenrola justamente em cima desses três eixos que os aproximam: os módulos, os materiais pouco valorizados e a pintura expandida.

Para o artista Delson Uchôa, trata-se de uma exposição de pinturas, mas que nem sempre o pincel e a tinta estão presentes. A seleção da curadora é formada por um apanhado redondo: pinturas planas, pintura objeto, díptico sobreposto, fotografia como suporte para a pintura expandida e um vídeo de José Patrício, que está sendo produzido especialmente para a mostra. “É a pintura que migra por variados suportes, fala da sua condição carnal, materialidade e essência querendo repovoar Arte Contemporânea. São dois pintores, isso nos aproxima, no mais é o corpo do Nordeste”, sintetiza Delson.

A pintura, a geometria e a cor vinculadas aos materiais e às expressões mais características da cultura popular do Nordeste são questões que claramente interessam aos dois. “Uma certa identidade brasileira e nordestina nos une. Acho que os nossos trabalhos apresentam uma síntese entre o universal e o regional. Nossa pesquisa visual, de teor experimental, faz uso de procedimentos não convencionais para a criação artística. Para sintetizar, no que eu chamaria de complementaridade, destaco o caráter apolíneo do meu trabalho e o caráter dionisíaco do trabalho de Delson”, pontua Patrício.

De acordo com Julya, Delson Uchôa costuma ser visto como um artista que desenvolve uma pesquisa mais intuitiva e dada aos improvisos, enquanto José Patrício costuma ser encarado como um artista mais cerebral. E essas distinções deixam a conversa ainda mais interessante. “Acho que a conexão entre os dois dá a ver os caminhos mais tortuosos que ambos traçam nos seus processos, bebendo aqui e ali tanto nas precisões quanto nas imprecisões. Vejo um diálogo rico”. comenta ela.

SERVIÇO

Pictoria – Delson Uchoa e José Patrício

Galeria Amparo 60 Califórnia (Rua Artur Muniz, 82. Primeiro andar, salas 13/14 Boa Viagem, Recife–PE)

Abertura 8 de agosto, a partir das 19h (Só para convidados)

Visitação de 9 de agosto a 13 de setembro.

Terça a sexta, das 10h às 19h.

Sábados das 11h às 17h.

Curadoria: Julya Vasconcelos

Informações (81) 3033.6060

Com Informações da Assessoria

 

COMENTÁRIOS dos leitores