Ministério veta McDonald's em área arqueológica de Roma

Rede queria construir uma unidade nas Termas de Caracala

qua, 31/07/2019 - 09:41
Pixabay Pixabay

O Ministério dos Bens Culturais da Itália anulou nesta quarta-feira (31) o procedimento para autorizar a construção de uma unidade da rede americana McDonald's ao lado das Termas de Caracala, um dos sítios arqueológicos mais importantes de Roma.

A medida já havia sido suspensa por ordem da prefeita da capital italiana, Virginia Raggi, que alegara riscos para o "decoro" e a "imagem" da cidade. O projeto também era alvo de críticas de moradores.

"Já havia manifestado minha contrariedade a um fast-food na área arqueológica das Termas de Caracala. Informo a vocês que o ministério procedeu para anular a autorização", disse no Facebook o ministro dos Bens Culturais, Alberto Bonisoli, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S).

A decisão foi tomada após uma série de contatos entre a pasta e a Prefeitura de Roma, também comandada pelo M5S. Tanto o ministério quanto o governo da capital concluíram que o projeto arriscava impactar de modo "irremediável" uma área arqueológica "única no mundo".

"As maravilhas de Roma devem ser protegidas", disse Raggi nesta quarta. Situadas no centro histórico da cidade, a poucos metros do Coliseu, as Termas de Caracala são as ruínas de um enorme complexo de banhos públicos da Roma Antiga e foram construídas no século 3 d.C.

O projeto do McDonald's, que tinha inauguração prevista para o fim do ano, prometia propagandas discretas e zero impacto ambiental. 

Da Ansa

COMENTÁRIOS dos leitores