Última semana para ver a obra de Marc Ferrez em SP

Exposição do IMS Paulista tem mais de 300 itens, como imagens, equipamentos e documentos dos mais de 50 anos de carreira do fotógrafo carioca

por Alex Dinarte ter, 20/08/2019 - 15:25
Divulgação Ferrez captou imagens do tempo do Império ao início do Brasil República Divulgação

Esta é a última semana para conferir a exposição "Marc Ferrez: Território e Imagem" no Instituto Moreira Sales (IMS), em São Paulo. Com a curadoria de Sergio Burgi, a exposição tem mais de 300 itens, incluindo fotografias, negativos de vidro, câmeras, equipamentos fotográficos, documentos originais, correspondências, entre outros registros.  A mostra fica em cartaz até o próximo domingo (25) e a entrada é gratuita. 

Ao captar imagens do tempo do Império ao início do Brasil República, Marc Ferrez (1843–1923) foi o fotógrafo oficial da Comissão Geológica do Império entre os anos de 1875 e 1878, numa expedição que explorou as regiões Norte e Nordeste. Eram também de Ferrez as fotos da expansão ferroviária em todas as regiões do país.

Muito respeitado nos campos da ciência e da engenharia, o fotógrafo era constantemente convidado pelas empresas do segmento para fazer os registros. Isso lhe permitia desenvolver ainda mais seu talento com a produção de imagens por meio do uso de câmeras panorâmicas de varredura, máquinas especiais para registros de embarcações e outras inovações.

Também famoso por registrar imagens da cidade do Rio de Janeiro, Ferrez fotografou o trabalho escravo em diversas fazendas de café no Vale do Paraíba, tanto no estado fluminense como em São Paulo. Em mais de 50 anos de carreira, foi um dos ícones da comunicação visual de massa baseada na divulgação de imagens profissionais e amadoras.

Serviço

Exposição "Marc Ferrez: Território e Imagem"

Quando: até 25 de agosto

Onde: Galeria 1 do IMS Paulista - Avenida Paulista, 2424, São Paulo - SP

Horários: terça a domingo, das 10h às 20h; quintas-feiras, das 10h às 22h

Informações: (11) 2842-9120

Informações: (11) 2842-9120

COMENTÁRIOS dos leitores