Leitura abre portas para o mundo, dizem especialistas

Pesquisa mostra que 44% dos brasileiros não leem. Em Belém, Feira Pan-Amazônica do Livro oferece opções para a descoberta de um novo universo.

por Brenna Pardal ter, 27/08/2019 - 10:23

Estudos apontam que no Brasil a média de leitura é de um livro por ano. Segundo os dados da pesquisa Retratos da Leitura, do Instituto Pró-livro, 44% da população não lê e 30% nunca comprou um livro. Em Belém, até 1º de setembro, a 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro oferece muitas opções para quem quer começar a ler.

"Quem não conhece os livros não tem companhia permanentemente", disse a mestra em literatura Helenice Silva. Para ela, é preciso que o adulto crie um campo de atuação para promover a leitura de todas as formas. "Apresentando o livro como algo de agradável e atrativo, pronto para ser objeto de desejo para alguém que está na vez. Tudo tem nos livros, de todas as formas. Livro é uma comida gostosa pronta para ser devorada; também é diversão para ser curtida; é companhia para os momentos de solidão e muito mais. O livro não perde na disputa pelo seu espaço, pois cada um tem o seu momento", explicou Helenice.

A estudante de Jornalismo e amante da leitura Erika Castro disse que se interessou pela leitura aos 12 anos de idade, quando os pais passavam pelo processo de separação. Para fugir dessa realidade, encontrou refúgio nos livros. “Já desmarquei de sair muitas vezes com meus amigos pra ficar lendo em casa. Já troquei uma ida ao cinema, a aniversários. Um dia eu não aproveitei um dia todo na praia pra ficar dentro do carro lendo, porque eu realmente não conseguia largar o livro”, contou.

A coordenadora do curso de Letras da UNAMA - Universidade da Amazônia, Terezinha Barbagelata, explicou que o gostar de ler tem a ver com o incentivo da família. “A leitura é um sendeiro, ou seja, o conhecimento adquirido por meio da leitura seguramente abrirá portas para conhecer outras possibilidades”, afirmou.

“O hábito se fará a partir da motivação, do assunto me chama atenção, começar lendo uma a duas paginas sabendo da importância dessa leitura na vida do leitor. Mais uma vez enfatizo, ler é libertar-se, é iluminar-se, trazer para si a possibilidade de uma mente livre, com senso crítico”, finalizou Terezinha.

A estudante Erika deixou um conselho para as pessoas que sentem vontade de iniciar uma vida de leitura, mas não conseguem. “Começar com o gênero com que mais se identifica. Se gostar de romance, leia romance. Se gosta de assistir terror, iniciar com um livro de terror. Ler livros menores também ajuda, porque os que contêm muitas páginas às vezes assustam quem não está acostumado. Então um livro de até 200 páginas é um bom começo. E, também, fazer metas, como eu faço. Ler 'x' quantidades de livros por ano, ler quantidade 'y' de páginas por dia, metas pessoais que ajudam bastante”, assinalou.

LeiaJá também:

Editora lança mais duas obras de Dalcídio Jurandir

 

COMENTÁRIOS dos leitores