Mostra com charge de Bolsonaro lambendo Trump é cancelada

Exposição estava em cartaz em Porto Alegre e foi suspensa sob alegação de ser "ofensiva"

por Paula Brasileiro qua, 04/09/2019 - 17:28
Reprodução/Twitter As charges foram consideradas Reprodução/Twitter

A exposição 'Independência em Risco', que entrou em cartaz na Câmara de Vereadores de Porto Alegre na última segunda (2), não chegou a durar mais de 24 horas. A presidente do legislativo municipal, Monica Leal (PP), decidiu suspender a mostra sob alegação de que os trabalhos eram ofensivos. O evento reunia charges de diferentes autores, uma delas trazia o presidente Jair Bolsonaro lambendo as botas do presidente americano Donald Trump. 

A exposição contava com 36 trabalhos de 19 autores e estava instalada na área de circulação da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Ao receber uma ligação informando de que as obras expostas tinham caráter ofensivo, Monica Leal decidiu intervir. Além das charges com Jair Bolsonaro, uma outra mostrava o ministro Sérgio Moro representado como um boneco de ar se esvaziando e o presidente americano Trump defecando na embaixada do Brasil.

Em entrevista ao UOL, Monica Leal disse ter ficado "chocada" com as charges e explicou sua decisão de cancelar a mostra. "Estamos numa época em que o exercício da liberdade de expressão se banalizou de uma maneira, mas não posso permitir que um lugar público, que é de todos, mostre, sirva de palco para exposição ofensiva. Temos que pautar no respeito". 

Já o vereador Marcelo Sgarbossa (PT), que solicitou a reserva do espaço para a exposição, defendeu o evento. "Óbvio que não pode divulgar coisas que afetem a dignidade. Mas não é ofensivo, ali tem crítica política, da subserviência de Bolsonaro a Trump. Não tem nada que fere valores íntimos, religiosos, de sexualidade. É uma crítica política", disse também em entrevista ao UOL.

Monica Leal afirmou ainda ter levado o assunto para a mesa diretora, composta por outros seis vereadores, e todos teriam concordado com a decisão. No entanto, Sgarbossa alegou serem todos os componentes da mesa pertencente ao partido de situação. 

Em resposta ao cancelamento da mostra, o presidente da Grafistas Associados do Rio Grande do Sul (Grafar), Leandro Bierhals, também responsável pela exposição, publicou em sua rede social uma nota de repúdio. Segundo ele, o cancelamento representa censura. "A sociedade gaúcha defensora da cultura, da liberdade de expressão e da democracia repudia veementemente este ato de censura. Alertamos para a gravidade dessa ação que repete um recente e indesejável passado nacional e remete para um tenebroso momento da história da humanidade".

COMENTÁRIOS dos leitores