Cancelada pela Caixa Cultural, peça será encenada na rua

Espaço cultural desmarcou temporada de 'Abrazo', do grupo Clowns de Shakespeare, após primeira apresentação, em atitude encarada como censura

por Waleska Andrade sex, 13/09/2019 - 10:03
Divulgação / Rafael Telles Espetáculo cancelado pela caixa vai para rua em protesto Divulgação / Rafael Telles

O grupo Clowns de Shakespeare realiza neste sábado (14) um ato em protesto à censura do espetáculo 'Abrazo', que teve sua temporada cancelada na Caixa Cultural Recife. A apresentação acontece no Teatro Apolo, após um ato que terá concentração na Praça do Arsenal, às 15h, onde seguiram para a Caixa Cultural e depois ao Teatro Apolo. O acesso é gratuito, mediante a limitação de lugares da casa.

O espetáculo foi cancelado no último sábado (7) após apresentação da primeira sessão. Em nota, a Caixa justificou que houve “descumprimento contratual” por parte da companhia.

Nesta quinta-feira (12), o grupo de teatro publicou nas suas redes sociais uma nota comentando que, nas tentativas de contato com o espaço cultural, obtiveram retornos inconsistentes e que a informação alegada foi de que houve infração do inciso VII da Cláusula Quarta que determina “zelar pela boa imagem dos patrocinadores, não fazendo referências públicas de caráter negativo ou pejorativo” e que a quebra teria ocorrido no bate-papo após a única sessão realizada.

“Não reconhecemos nada que pudesse gerar esse tipo de reação, e diante da ausência de informações adicionais, não conseguimos imaginar outra razão para essa recisão que não seja censura ao nosso trabalho e pensamento”, afirma a postagem da Clowns de Shakespeare.

O grupo ainda informou que foi aberto um processo judicial na quinta-feira (12), apresentando um pedido de tutela antecipada em caráter antecedente, junto à 2ª Vara Federal da Justiça Federal de Pernambuco.

Ver essa foto no Instagram

Este sábado marcará uma semana desde o cancelamento da segunda sessão da obra Abrazo, na Caixa Cultural Recife. Desde então, as tentativas de comunicação com a Caixa tiveram retornos inconsistentes, resumindo-se a alegar que havíamos infringido o inciso VII da Cláusula Quarta, que prevê que a contratada seja obrigada a “zelar pela boa imagem dos patrocinadores, não fazendo referências públicas de caráter negativo ou pejorativo”, e que isso teria ocorrido no bate-papo realizado após a primeira sessão. Ainda sem ideia do que poderia ser alegado, uma vez que não reconhecemos nada que pudesse gerar esse tipo de reação, e diante da ausência de informações adicionais, não conseguimos imaginar outra razão para essa recisão que não seja censura ao nosso trabalho e pensamento. Dessa forma, nesta quinta, 12/09, foi aberto um processo judicial apresentando um pedido de tutela antecipada em caráter antecedente, junto à 2a Vara Federal da Justiça Federal/PE. Paralelamente, com muita alegria e comoção tomamos conhecimento da criação de uma ação em protesto contra a censura numa iniciativa dos movimentos “Batendo o Texto na Coxia” e “Virada Cultural do Teatro Parque”, que rapidamente ganhou adesão de inúmeros grupos, movimentos sociais, artistas e da população em geral. Agregando força a esse ato, e graças ao apoio de muitos parceiros, conseguimos uma pauta no Teatro Apolo, e lá faremos uma apresentação do espetáculo ao final do ato, que terá como concentração a Praça do Arsenal, às 15h (horário que iniciaria a primeira sessão), de lá seguiremos para a frente da Caixa Cultural, e então partiremos ao Teatro Apolo, onde faremos a apresentação, com acesso gratuito, mediante a limitação de lugares da casa. Assim, acreditamos que fecharemos a primeira etapa dessa jornada tão intensa, difícil, mas ao mesmo tempo repleta de suporte e carinho de tanta gente, novos e antigos parceiros, instituições e pessoas que acreditam nos mesmos princípios que nós, e que lutam por um país livre e democrático. Convocamos todos a juntarem-se a esse movimento neste sábado, 14 de setembro, às 15h, na Praça do Arsenal, Recife, com todos de camisas e bexigas brancas! Abrazos a todas e todos!

Uma publicação compartilhada por Clowns de Shakespeare (@teatroclowns) em

Embed:

COMENTÁRIOS dos leitores