UNAMA inaugura nova programação da Galeria Graça Landeira

Artistas expõem seus trabalhos na mostra “Inabalável” a partir da próxima semana, no campus Alcindo Cacela, em Belém

qui, 19/09/2019 - 17:56
Rayanne Bulhões/Ascom Unama UNAMA inaugura nova programação da Galeria Graça Landeira Rayanne Bulhões/Ascom Unama

A UNAMA - Universidade da Amazônia inicia uma nova temporada de atividades para a Galeria Graça Landeira, com a exposição “Inabalável” a partir da próxima quarta-feira (25). A mostra vai reunir trabalhos artísticos de alunos do curso de Artes Visuais da Universidade. A reinauguração do espaço será às 19h, na Galeria, que fica no campus Alcindo Cacela. A exposição conta com a parceria da Casa das Artes e Fundação Cultural do Estado do Pará. A participação é gratuita e aberta ao público.

Os projetos têm a gestão do Museu de Arte UNAMA e estão vinculados ao Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Universidade. A mostra conta com a curadoria de Melissa Barbery, integrante do Conselho Curador do Museu de Arte UNAMA e reúne desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, objetos, vídeos e performances de 24 artistas, incluindo trabalhos de alunos da Universidade Federal do Pará. Os trabalhos são resultado da 1ª Mostra da Produção Universitária de Artes Visuais do Pará, apresentado em julho deste ano, pela Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes.

De acordo com o responsável pela nova programação do espaço, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA, Edgard Chagas, este momento marca o retorno de um espaço expositivo de grande importância para a difusão da arte contemporânea na cidade. “Trata-se de uma retomada fundamental, pois a reabertura da Galeria Graça Landeira ao grande público traz de volta aos olhos da cidade um espaço expositivo de grande projeção local e nacional. Esta galeria de arte, inaugurada em 1993, teve uma atuação muito relevante para a comunidade artística e sempre foi considerada um importante espaço expositivo para a cidade ao longo de mais de duas décadas”, afirmou o professor.

Compreender a galeria como um espaço do museu e articulador entre os eixos de ensino, pesquisa e extensão da Universidade é o principal foco da nova coordenação. “O Museu e suas galerias integradas, incluindo a Galeria Ananin, anexa ao Museu no Campus Ananindeua, representam o uso sistemático desses espaços como campos de pesquisa, atividades de extensão e dispositivos acadêmicos de uma instituição de ensino superior. Absorver o significativo acervo do Museu e as experiências decorrentes das ações expositivas, incluindo a difusão de seu patrimônio artístico nos espaços expositivos da instituição, constitui-se como um vasto e complexo objeto de pesquisa, ensino e extensão”, declarou.

A Galeria de Arte Graça Landeira funcionará de segunda a sexta-feira, em horário comercial, no hall de entrada do campus Alcindo Cacela da UNAMA, localizado no bairro do Umarizal (Av. Alcindo Calcela, 287). A exposição “Inabalável” ficará aberta até o dia 31 de outubro. A entrada é gratuita.

Serviço

“INABALÁVEL” – nova temporada da Galeria Graça Landeira

Data: 25 de setembro (quarta-feira)

Horário: 19h

Local: Galeria Graça Landeira, campus Alcindo Cacela da UNAMA (Av. Alcindo Cacela, 287 – Umarizal)

Entrada gratuita

Por Alessandra Fonseca/Ascom UNAMA

COMENTÁRIOS dos leitores