Animacine leva animação a três cidades pernambucanas

O Festival de Animação do Agreste acontece em Gravatá, Bezerros e Caruaru de 1º a 5 de outubro. Evento gratuito contará com estreia de filme e presença de diretores

por Waleska Andrade seg, 23/09/2019 - 10:00
Divulgação O festival de Animação do Agreste - AnimaCine Divulgação

O festival de Animação do Agreste - AnimaCine acontece nos dias 1 a 5 de outubro, nas cidades de Gravatá, Bezerros e Caruaru. O festival conta com a exibição de curtas, longas, exposições e debates, sob o olhar da preservação do acervo audiovisual pernambucano, especialmente da produção de cinema de animação.

Será exibido no Festival o longa premiado “Tito e os pássaros” que trata da história de um menino, Tito, que se lança na missão de salvar o mundo de uma epidemia incomum, A exibição acontece no Armazém da Criatividade, em Caruaru, com a presença do diretor André Catoto que também lança d exposição dos desenhos originais de seu curta denominado @DiSexta, no Museu de Cinema de Animação – MUCA, em Gravatá.

Nesta edição, o AnimaCine vai homenagear o cineasta, Wilson Lazaretti à Pernambuco para a estreia do seu longa-metragem “História antes da uma história” que apresenta a jornada humana de forma inquietante e criativa. Lazaretti é um dos fundadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas (SP) que traz sua experiência de formador e difusor da técnica de desenho animado.

Outra presença importante neste Festival é a exibição do premiadíssimo longa “Tito e os pássaros” que trata da história de um menino, Tito, que se lança na missão de salvar o mundo de uma epidemia incomum, no Armazém da Criatividade, em Caruaru, com a presença do diretor André Catoto que também vem para o lançamento da exposição dos desenhos originais de seu curta denominado @DiSexta, no Museu de Cinema de Animação – MUCA, em Gravatá.

Confira a programação completa:

BEZERROS

01/10 - Terça

16h - Mostra Internacional Mestre J. Borges Escola Técnica Estadual de Bezerros

(R. José Pereira de Mendonça, 164 - Lot. Santo Amaro II)

CARUARU

02/10 - Quarta-feira

14h - Mostra Nacional Mestre Vitalino

15h - Longa: História antes de uma história, de Wilson Lazaretti

17h - Debate com o diretor Wilson Lazaretti (Armazém da Criatividade - BR 104, KM 62 - Nova Caruaru)

03/10 - Quinta-feira

14h - Mostra Latino-americana Simón Bolívar

15h - Longa: Tito e os pássaros, de Gustavo Steinberg / André Catoto / Gabriel Bitar 1

7h - Debate com o diretor André Catoto

(Armazém da Criatividade - BR 104, KM 62 - Nova Caruaru)

GRAVATÁ

04/10 - Sexta-feira 

15h - Lançamento Exposição @DiSexta + Exibição do Curta, com a presença do diretor André Catoto  16h - Coquetel

05/10 - Sábado

10h - Mostra Formação Mestre Lula Gonzaga

11h - Apresentação do projeto: Documentação Museológica do MUCA - Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga, com a museóloga Rosélia Rocha e o professor Marcos Buccini 13h - Almoço de encerramento e confraternização (MUCA - Museu de Cinema de Animação Lula Gonzaga - Rua Taciano Gomes Melo Nº 03 - Bairro Porta Florada)

COMENTÁRIOS dos leitores