Saiba qual a diferença de gelato, sorvete e sorbet

Acredita-se que o sorvete, comemorado nesta segunda-feira (23), foi criado na China, há mais de 4 mil anos

por Daiane Crema seg, 23/09/2019 - 16:55
Pixabay Com sorvete, sorbet ou gelato, o importante é comemorar o Dia do Sorvete Pixabay

Nesta segunda-feira (23) é comemorado o Dia do Sorvete, uma das sobremesas mais queridas dos brasileiros e que, segundo as histórias, foi criada há mais de 4 mil anos na China.

Na época, a delícia gelada era feita com neve, frutas e mel, o que é bem parecido com o sorbet. O fundador e diretor da Slice Cream, Eduardo Schlieper, explica a diferença entre o sorvete tradicional, sorbet e gelato. "Os sorbets não contêm leite, a base deles são frutas e água, e costuma ter menos gordura. O gelato é tradicional da Itália, costuma ter menos ar incorporado na mistura e tem uma fabricação mais artesanal. Já os sorvetes contêm um pouco mais de gordura e mais ar na mistura".

Na maioria das gelaterias, a especialidade italiana costuma ser fabricada todos os dias. O equilíbrio entre leite, frutas e açúcar é muito importante na fabricação. Entre os sorbets, a mistura é como se fosse um purê de frutas. "Por ter mais frutas não significa que o sorbet é menos calórico, isso vai depender da fruta que foi utilizada", afirma Schlieper.

Mesmo com um preço mais elevado do que os tradicionais sorvetes encontrados em supermercados, lojas de conveniência e sorveterias, os gelatos, segundo Schlieper, têm sido um dos queridinhos entre os amantes da sobremesa. "O sorbet também é muito apreciado entre os veganos e intolerantes a lactose", conclui.

COMENTÁRIOS dos leitores