Mostra de Circo do Recife chega à sua 10ª edição

Programação começa na próxima quinta (26) e segue até o domingo (29)

por Paula Brasileiro ter, 24/09/2019 - 15:28
Divulgação A programação começa na próxima quinta (26) Divulgação

A lona está montada e o espetáculo já vai começar. Para celebrar uma das mais antigas e universais expressões artísticas que a humanidade foi capaz de produzir, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, realiza, entre os próximos dias 26 e 29 de setembro, a 10ª Mostra de Circo do Recife. 

A programação, que contará com espetáculos e vivências circenses, estreladas por grupos familiares de circos itinerantes, trupes, escolas, companhias e artistas independentes que mantêm viva essa arte de resistência em Pernambuco, será toda gratuita e aberta ao público.

Nesta 10ª edição da Mostra, as atividades irão ultrapassar os limites do Sítio Trindade. Além do parque que já é picadeiro cativo, a Avenida Rio Branco também servirá de cenário para trupes e truques, contorções e palhaçadas. E, pela primeira vez, a Mostra de Circo do Recife ocupará, com toda pompa e circunstância, a pauta de um dos teatros da cidade. 

Na quinta-feira (26), a partir das 19h, o espetáculo Histórias de um Pano de Roda levará para o Teatro Hermilo Borba Filho a história de um velho palhaço que compartilha saberes com um jovem aprendiz, com o objetivo de perpetuar sua arte. A troca entre eles é permeada por números circenses e depoimentos reais de artistas, fazendo do espetáculo um testemunho fiel da magia e da força do circo, na teoria, na prática e na emoção de cada trupe.

O espetáculo é da Cia. Brincantes de Circo e conta com André Ramos e Bóris Trindade Júnior (Borica), no elenco. A dramaturgia e as canções são de Ceronha Pontes. Marcondes Lima assina a direção de arte e concepção e Davison Wescley cuida da direção musical. A luz é de Beto Trindade. O acesso será gratuito.

No Sítio Trindade, a brincadeira começa mais cedo. A partir das 15h da quinta-feira, o Circo Disney apresenta o espetáculo O Circo da Família Vidal. 

Na sexta-feira (27), também a partir das 15h, o Sítio Trindade recebe outra tradicional trupe circense: o Millenium Circus apresentará ao respeitável público recifense O Mundo Mágico do Palhaço Nervosinho. 

No sábado (28), a 10ª Mostra de Circo do Recife e o Festival Internacional de Mágica (FIM) têm encontro marcado no picadeiro do Sítio Trindade. A partir das 19h30, algumas das atrações do Festival apresentarão seus números dentro da programação da Mostra. Mais cedo, a partir das 15h, as tradicionais trupes do Montagem Circus e do Circo Nawellington apresentam os espetáculos O Sonho do Palhaço Preguinho e Um Show de Riso e Alegria.

Nem entre as atrações o picadeiro ficará ocioso. Para manter os sorrisos abertos e os queixos caídos, o artista independente Nil mostrará trechos da performance Transformers.

Recife Antigo - No domingo, a Mostra de Circo vai montar a lona na Avenida Rio Branco, reforçando a programação do Recife Antigo de Coração. Entre as 9h e as 10h e das 11h às 16h, haverá apresentações de números de malabares, perna de pau e palhaços, entre outros. O público também poderá experimentar a emoção do picadeiro, participando de vivências de trapézio, lira e acrobacia. 

Às 10h, a Cia 2 em Cena apresenta o espetáculo Canções, Cancionetes e Caçarolas. E, às 16h, as atrações do Festival Internacional de Mágica (FIM) fazem mais uma incursão na programação da Mostra de Circo do Recife. Tendo o mágico Rapha Santacruz como cicerone e mestre de cerimônias, irão se apresentar: O Retirante (Jonathan Marinho), Lumiar (Marina Mahmood), Insônia (Bruno Luna) e Duo Desmascarar (Jonatham Marinho e Ranielson Gomes).

Encerram as atividades no Recife Antigo os espetáculos Cada Qual no Seu Quadrante, da Trupe Casarão das Artes, e Cabaret Cia 2 em Cena, que terão como cenário o Casarão das Artes, localizado na Travessa Tiradentes, 122, no Recife Antigo. Os espetáculos serão gratuitos e abertos ao público. 

No Sítio Trindade, também vai ter programação do domingo. A partir das 15h, será apresentado o espetáculo Magia e Mistério do Circo Alakazam, da trupe de mesmo nome. Às 18h, o Circo Alves celebra sua história e a história do circo em Pernambuco, com o espetáculo 115 Anos de Tradição, 3 Gerações no Picadeiro.

Homenageados - A Mostra de Circo do Recife renderá duas homenagens nesta 10ª edição, celebrando Francisca Liduina, que se sagrou Dona Nena debaixo da lona do Circo Disney, da tradicional trupe da Família Vidal, e Jaqueline Trindade, artista e educadora circense, que morreu no último mês de abril, depois de plantar muitas sementes nos picadeiros pernambucanos.

Oficinas - Amanhã (25), a 10ª Mostra de Circo do Recife inicia sua programação de atividades formativas gratuitas e dedicadas aos iniciados nas artes do picadeiro. Até o dia 27 de setembro, serão oferecidas quatro opções de oficinas, com aulas gratuitas, nos expedientes da manhã e da tarde, ministradas por artistas internacionais.

Pela manhã, das 9h às 12h, acontecem as oficinas Acrobacia de Solo e Contorção, com aulas na Escola Pernambucana de Circo, que fica na Avenida José Américo de Almeida, nº 5, Macaxeira. Serão oferecidas 25 vagas para Acrobacia e 20 para Contorção. À tarde, entre as 14h e 17h, o Espaço Avoar, localizado na Rua vigário Tenório, nº 199, Recife Antigo, recebe as oficinas de Acrobacia Aérea e Parada de Mãos, com 20 e 15 vagas, respectivamente.

As oficinas serão ministradas pelo russo Alexander Khudyakov e pela argentina Marisa Andrea Coriat, que participarão da programação devido a uma parceria entre a Escola Nacional de Circo e a Prefeitura do Recife.

Para se inscrever, os interessados devem mandar e-mail para oficinasmostradecirco@gmail.com, informando a oficina desejada, experiência no circo, nome completo, idade e telefone para contato. 

PROGRAMAÇÃO 10ª MOSTRA DE CIRCO DO RECIFE

De 26 a 29 de setembro

No Sítio Trindade e no Recife Antigo

DIA 26 (QUINTA-FEIRA)      

Sítio Trindade

15h - Espetáculo O Circo da Familia Vidal, do Circo Disney

Teatro Hermilo Borba Filho

19h - Histórias de um Pano de Roda, da Cia. Bricantes de Circo

DIA 27 (SEXTA-FEIRA)

Sítio Trindade

15h - Espetáculo O Mundo Mágico do Palhaço Nervosinho, do Millenium Circus

DIA 28 (SÁBADO)

Sítio Trindade

15h - Espetáculo O Sonho do Palhaço Preguinho, do Montagem Circus

16h - Intervenção Transformers, do artista independente Nil

17h - Espetáculo Um Show de Riso e Alegria, do Circo Nawellington

19h - Intervenção Transformers, do artista independente Nil

19h30 - Mostra de números do Festival Internacional de Mágica (FIM)

DIA 29 (DOMINGO)

Recife Antigo

9h às 10h - Intervenções e vivências circenses, na lona da Rio Branco

10h - Espetáculo Canções, Cancioentes e Caçarolas, da Cia 2 em Cena, na lona da Rio Branco

11h às 16h - Intervenções e vivências circenses, na lona da Rio Branco

16h - Mostra de números do Festival Internacional de Mágica (FIM), na lona da Rio Branco. Tendo o mágico Rapha Santacruz como cicerone e mestre de cerimônias, irão se apresentar: O Retirante (Jonathan Marinho), Lumiar (Marina Mahmood), Insônia (Bruno Luna), Duo Desmascarar (Jonatham Marinho e Ranielson Gomes)

18h - Espetáculo Cada Qual no Seu Quadrante, da Trupe Casarão das Artes, no Casarão das Artes (Travessa Tiradentes, nº 122, Recife Antigo)

19h – Cabaret Cia 2 em Cena, da Trupe Casarão das Artes, no Casarão das Artes (Travessa Tiradentes, nº 122, Recife Antigo) 

Sítio Trindade

15h - Magia e Mistério do Circo Alakazam, do Circo Alakazam

17h - Intervenção Transformers, do artista independente Nil

18h - 115 Anos de Tradição, 3 Gerações no Picadeiro, do Circo Alves

 

*Via assessoria

 

COMENTÁRIOS dos leitores