Ator é atacado por bolsonaristas no Sesc Piedade

O ator José Neto Barbosa foi atacado por um grupo da plateia enquanto apresentava o espetáculo “ A mulher Monstro”

por Waleska Andrade qui, 26/09/2019 - 13:34

O ator José Neto Barbosa foi atacado por um grupo da plateia enquanto apresentava o espetáculo “ A Mulher Monstro” no Sesc Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife.

O ator compartilhou o relato em seu perfil do Instagram, contando que durante a apresentação acabou recebendo uma pedrada durante a encenação do espetáculo. “A pedra é lançada para me atingir. Alguns não admitem que toquem em feridas, ou que os critique por tamanha alienação. A pedra por sorte não me atinge, não explode as muitas lâmpadas dessas domésticas que uso bem perto do rosto. Bateu na grade e caiu. Não sei se todos ficaram até o final. Mas cumpri meu papel".

No relato Barbosa conta que alguns espectadores se levantaram para repreender o grupo, mas que pela agressividade da situação, ele pediu para que que não retrucassem, por medo de que a situação se agravasse. "O bolsonarismo tem legitimado essas agressões, como quem dá o aval para que joguem pedra, batam, matem. E muitas mortes acontecem dentro de nós e por palavras."

Confira o relato do ator: 

Ver essa foto no Instagram

Recebi PEDRADA na minha estreia num circo. Acredita? Me jogaram uma pedra enquanto eu apresentava "A Mulher Monstro" em sua sessão de n° 75 em Jaboatão dos Guararapes/PE. Ainda tô digerindo o fato, na verdade. Sempre aconteceram variadas reações, e é normal, estou no domínio delas como ator (ao menos busco e vou estudando pra isso nessa obra) e como encenador sei onde e a forma que estou catucando as monstruosidades. Mas eu não negocio o meu teatro. Quando quero ser direto, ferino e irônico eu sou. Quando quero ser "poético" também, quando quero ser direto, ferino, irônico e ainda "poético" idem. Esse é um espetáculo que incomoda mesmo, e ele não é fácil pra quem assiste e muito menos pra quem o faz. Na plateia um grupo de homens escrotos achando que iriam meramente se divertir ficavam impactados com o decorrer das cenas. Bradavam coisas do tipo... - Isso é teatro ou é política?! Outros da plateia respondiam. - ... é teatro e política! Palavrões rolavam, alguns se levantaram para repreender. Do palco eu via um segurança já se aproximando. Barraco armado. Não me surpreendia, já passei por coisas do tipo entre censuras diretas e veladas, agressões, ameaças, boicotes. Queriam expulsar esses caras e eu disse mais ou menos assim, ainda na personagem... - Não, eles são meus amigos, vem pra cá pra dentro da jaula! E ria com-alma. A fúria aumentava. O bolsonarismo tem legitimado essas agressões, como quem dá o aval para que joguem pedra, batam, matem. E muitas mortes acontecem dentro de nós e por palavras. As cenas continuavam rolando. Eu compreendia que aquelas reações de rejeição faziam parte de um espalhamento revelador. Depois descobri que um dos mais revoltados era professor de história, não sei se é verdade, mas isso é preocupante. Ele, quem mais incitava me desestabilizar, não aguentou. Levantou e foi embora. Dói se ver podre, dói se ver aprodrecendo, dói se ver numa jaula, dói se ver numa personagem, dói. Fica nú, exposto. Não subestimem e nem diminuam a dor dessas pessoas. Ser da classe trabalhadora e defender a extrema direita radical nesse país é algo degradante. Essas pessoas sofrem e para elas nos cabem emanar bons pensamentos. [CONTINUA NOS COMENTÁRIOS]

Uma publicação compartilhada por José Neto Barbosa (@josenetobarbosa) em

Embed:

Através de nota oficial, o Sesc Piedade afirmou que uma pessoa presente na plateia deixou o local após o início da encenação do espetáculo. Em seguida, um barulho forte foi ouvido e o ator José Neto Barbosa teria questionado se alguém havia jogado algo nele, no entanto, a apresentação seguiu seu curso normalmente até o final. Confira na íntegra o posicionamento da instituição: 

O ator José Neto Barbosa apresentou o espetáculo “A Mulher Monstro” na lona circense do Sesc Piedade na última terça-feira (24/9). Algumas pessoas da plateia discordaram entre si do enredo da peça e uma delas saiu espontaneamente do local sem retornar. A apresentação continuou normalmente, quando foi ouvido um barulho de pedra e o ator perguntou se estavam atirando pedra nele. No mesmo momento, a produção do Sesc acionou a equipe de seguranças para identificar o ocorrido, prestou o apoio necessário ao artista e verificou que o mesmo não foi ferido, nem a plateia. O espetáculo seguiu, sem interrupções. Ao término da apresentação, a produção do Sesc dirigiu-se até o artista para verificar suas condições de saúde, constatando que ele estava bem fisicamente.

 

COMENTÁRIOS dos leitores