Mestre do Sabor: Conheça tudo sobe o novo reality da Globo

A estreia acontece nesta quinta-feira (10), logo após A Dona do Pedaço

qui, 10/10/2019 - 11:49
Victor Pollaki Cenário do programa Mestre do Sabor Victor Pollaki

Preparem-se para ficar com água na boca. Começa nesta quinta-feira (10) Mestre do Sabor, o primeiro reality gastronômico da Rede Globo. O programa será apresentado pelo chef francês Claude Troisgros e seu fiel ajudante, o chef paraibano Batista, e contará com três chefs jurados: a carioca Kátia Barbosa, o mineiro Léo Paixão e o português José Avillez. Conheça agora como funciona a competição.

Serão 24 chefs profissionais, que irão mostrar o seu talento na preparação de pratos, valorizando a gastronomia nacional em cinco fases: Prato de Entrada, Na Pressão, Duelos, Na Balança e a Semifinal. Os dois chefs que conseguirem passar por todas as fases, chegam na grande final e garantem o título de Mestre do Sabor 2019, além de faturar o prêmio de R$ 250 mil. Conheça cada uma das etapas:

Prato de Entrada: Para garantir a vaga no programa, os candidatos precisam preparar um prato que será avaliado pelos três mestres, mas sem saber quem preparou. Para decidir quem entra ou não, após a degustação do prato, cada chef vai apertar um botão, selecionando o seu candidato. O telão se abre e é revelado quem é o dono do prato.

Se mais de um chef apertar o botão, o telão sobe e o candidato é quem irá escolher pra qual time vai. Ao final da rodada Prato de Entrada, cada chef terá o seu time composto por oito participantes, totalizando 24 selecionado.

Na Pressão: Nesta fase, os competidores têm que passar por duas provas, Menu de Confiança e Batalha dos Cucas. Na primeira prova, os três times irão se enfrentar preparando um menu completo (Entrada, Prato Principal e Sobremesa) e sendo orientados pelos seus mestres. Na hora da avaliação, o chef apresentador Claude Troisgros é quem irá experimentar todos os pratos e determinar qual é o melhor menu. O time que ganhar o voto do chef Claude, escapa da segunda prova.

Na Batalha dos Cucas, os times perdedores terão que cozinhar um novo prato, só que desta vez é cada um por sí. Depois os mestres irão avaliar os pratos e determinar quem deixa a competição.

 

Duelos: Agora é hora do mata-mata. A cada programa, cada participante irá escolher o seu concorrente independente do time para o duelo. Dada a largada, os concorrentes irão preparar seus pratos, que serão avaliados pelos três chefs. Quem vencer o duelo, continua na disputa pelo prêmio, e quem perder, deixa o programa.

Na Balança: A preparação para a semifinal começa aqui. Os competidores irão passar por duas rodadas: na primeira, os participantes elaboram os seus próprios pratos e os três mestres irão eleger qual é o seu favorito. Aquele que for escolhido, passa para semifinal.

Os que não passaram na primeira têm mais uma chance. O objetivo agora, é preparar novos pratos individualmente. Os três competidores que forem escolhidos pelos chefs, garantem a sua caga na semi, quem perder, deixa o programa.

Semifinal: Dos seis competidores, apenas quarto sobreviverão. Em duas rodadas, os cozinheiros terão que preparar novos pratos para encantar o chef apresentador Claude Troisgros na primeira etapa, que garante os dois primeiros. E os três mestres: Kátia Barbosa, Léo Paixão e José Avillez na segunda, que garante os outros dois. Formando assim, a grande final.

Final: O grande momento chegou. Nesta última e derradeira fase, divida em duas etapas, os cozinheiros precisam encantar os chefs com a sua receita definitiva. Quem ganhar o voto dos mestres, é o primeiro Mestre do Sabor da temporada.

Mestre do Sabor estreia hoje logo após A Dona do Pedaço. Na sexta-feira (11), o programa estreia às 23h30 no canal pago GNT com vinte minutos a mais. E dois dias depois, Portugal recebe Mestre do Sabor às 18h40 na Rede Globo Portugal.

Embed:

Fotos: Divulgação/Gshow

Por Pietro Tenório

COMENTÁRIOS dos leitores