Exposição coletiva “Ocupadas” reúne 7 artistas mulheres

A mostra do projeto 'Ocupe Chris' é gratuita e acontece em 9 de novembro no Ateliê das Águas Belas, no Recife

por Waleska Andrade qua, 16/10/2019 - 13:51 Atualizado em: sex, 25/10/2019 - 11:03
Divulgação Exposição coletiva 'Ocupadas' reúne 7 artistas mulheres na segunda edição do projeto Ocupe Chris Divulgação

Com um time renovado, agora composto por sete mulheres artistas, o projeto ‘Ocupe Chris’ chega à sua segunda edição. A mostra acontece em 9 de novembro, às 16h20 às 21, Ateliê das Águas Belas, na Madalena, área central do Recife, e segue aberta até 14 de dezembro.

No projeto, as artistas Alice Vinagre, Ana Flávia Mendonça, Ana Lisboa, Irma Brown, Laura Melo e Lia Letícia se juntaram à Christina Machado para vivenciar coletivamente seus processos de criação. Tendo a argila como matéria-prima, as sete mulheres artistas desenvolveram obras que dão vida à exposição coletiva “Ocupadas”.

Assim como na primeira edição do projeto, que contou com os artistas José Paulo, Renato Valle, Rinaldo, Maurício Castro, Joelson, Dantas Suassuna e Daniel Santiago, além da própria Christina, as artistas se reuniram semanalmente, sempre às quintas-feiras, para produzir. Ao longo desses oito meses de vivência, elas desenvolveram trabalhos que resultaram não apenas em peças de barro, mas também em instalações e vídeos.

De acordo com Christina Machado, o nome escolhido para a mostra, “Ocupadas”, tem relação com a própria condição de ser mulher, de estar constantemente ocupadas, seja trabalhando, estudando e cuidando dos filhos, divididas entre a dupla ou tripla jornada.

A convite do Ocupe Chris, os músicos Vicente Machado e Chiquinho Moreira, ambos integrantes da banda Mombojó (PE), acompanharam o processo de criação das artistas e compuseram peças musicais inspiradas pela paisagem sonora do ateliê, misturando tanto o som de objetos comuns utilizados na produção das artistas, quanto outros sons de instrumentos musicais tradicionais. Como parte de uma das ativações da mostra, os dois artistas também farão uma apresentação ao vivo, com data a ser divulgada.

Serviço

Abertura da exposição “Ocupadas”

9 de novembro | 16h20

Ateliê das Águas Belas (R. Águas Belas, 53 - Madalena)

Entrada Gratuita

COMENTÁRIOS dos leitores