Mostra Internacional de Cinema começa amanhã em SP

Ao todo serão exibidos 327 títulos; no dia 2 de novembro acontece a tradicional projeção gratuita no Parque do Ibirapuera

por Alex Dinarte qua, 16/10/2019 - 18:11
Foto: Divulgação/Bruno Machado Uma das cenas de 'A Vida Invisível,' do cineasta Karim Aïnouz, filme que representará o Brasil na corrida do Oscar 2020 Foto: Divulgação/Bruno Machado

A cidade de São Paulo recebe, entre os dias 17 e 30 de outubro, a 43ª edição da Mostra Internacional de Cinema. Programada para acontecer em cinemas, espaços culturais, teatros, museus além das projeções gratuitas ao ar livre, serão 327 as obras exibidas em 2019 na capital paulista. Entre as seis seções nas quais o evento se divide desta vez estão Apresentações Especiais, Homenagens, Restaurações, Competição de Novos Diretores, Mostra Brasil e Perspectiva Internacional.

Com tendências, temáticas, narrativas e estéticas, a programação traz, em resumo, tudo o que cinema contemporâneo nacional e internacional tem produzido. No Museu de Arte de São Paulo (MASP), local de origem da Mostra, as atrações começam com uma homenagem ao crítico de cinema Rubens Ewald Filho (1945-2019), na exibição de "O Mágico de Oz" (1939), um dos filmes favoritos do comentarista. A tela do vão-livre também apresenta o documentário brasileiro "Slam: Voz de Levante" (2017), sobre rimadores de batalhas de poesia performática da periferia. Eleito o melhor filme brasileiro da 42ª edição da Mostra, "E Todas as Canções de Amor" (2018) traz no elenco Marina Ruy Barbosa e Bruno Gagliasso vivendo os recém-casados Ana e Chico. Ainda no MASP, no Dia Internacional do Patrimônio Audiovisual, 27 de outubro, o Programa Méliès e Primórdios do Cinema Brasileiro agrupa oito curtas restaurados do cineasta Georges Méliès (1861-1938) e dois curtas de animação nacionais: "Macaco Feio... Macaco Bonito" (1929) e "Frivolitá" (1930).

Outro ponto turístico da maior cidade do Brasil também abre suas portas para a 43ª edição da Mostra. O Theatro Municipal de São Paulo, na região central, reúne exibições nos dias 18, 19 e 20 de outubro. "A Vida Invisível" (2019), do cineasta cearense Karim Aïnouz, vencedor do prêmio máximo da mostra “Um Certo Olhar” no último Festival de Cannes e representante do Brasil na corrida pelo Oscar 2020, vai iniciar as sessões especiais. Além de serem abertas ao público, as apresentações no Theatro Municipal acontecem nos períodos vespertino e noturno.

Em 2019, a projeção ao ar livre na área externa do Auditório Ibirapuera exibe, de graça, uma das obras-primas do expressionismo alemão no cinema. Em uma data fora do calendário estipulado na quinzena da Mostra, dia 2 de novembro, o longa "O Gabinete do Dr. Caligari" (1919) dirigido por Robert Wiene (1873-1938) será projetado com acompanhamento musical ao vivo da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil, regida pelo maestro João Maurício Galindo.

Para consultar a programação ou comprar ingressos, acesse o site do evento

COMENTÁRIOS dos leitores