A história da Família Addams por todas a mídias

Conheça a história da família mais sinistra e atemporal da história

ter, 22/10/2019 - 14:41
Leia Já Logotipo de A Família Addams (2019) Leia Já

A Família Addams é conhecida pelo mundo todo. Nascida nos quadrinhos, essa turma já passou por diversas mídias e conquistou diversos fãs ao longo dos anos. Agora, em 2019, eles irão ganhar mais um longa-metragem no currículo, só que desta vez em animação. Só quem viveu nos anos 80, 90 e início dos anos 2000 sabe muito bem a música tema dos Addams. Mas para quem não sabe e não conhece a família, vamos contar aqui um pouco da história desse grupo que atravessou todas as mídias culturais.

O COMEÇO

A Família Addams foi criada pelo cartunista Charles Adams em 1932, e tinha como objetivo satirizar a família tradicional do século vinte, com pessoas que se vestiam de forma elegante, e que não se importam sobre o que as pessoas achavam do seu comportamento estranho. A família era composta por Gomez, Mortícia, Wandinha, Feioso, a mãe de Mortícia, Tio Faster, Tropeço e A Coisa. As histórias eram publicadas em formato de tirinhas no jornal impresso The New Yorker até a morte de seu criador em 1988. A partir daí, começava a carreira meteórica dos Adams através das mídias.

 

TELEVISÃO

Depois de conquistarem as páginas dos jornais, a Família Addams migrava para uma segunda mídia afim de conquistar novos fãs, a TV. Em 1964 foi criada uma série de TV sobre a família, que era escrita e dirigida por David Levy. A missão de fazer os protagonistas Gomez e Mortícia foi encarregada aos atores John Astin e Carolyn Jones, que deram vida as primeiras versões de carne e osso dos personagens. A série ficou no ar durante duas temporadas, entre 64 e 66, e ganhou um especial de halloween em formato de filme para TV com todo o elenco da série de volta.

 

DESENHOS ANIMADOS

Com o sucesso garantido nas telinhas, o tempo de estadia da Família se estendeu com uma participação especial em um dos episódios de Scooby-Doo. Vendo o potencial dos Addams em forma animada, David Levy, o mesmo que criou a série de TV, fechou um contrato com a Hanna-Barbera para produzir uma série animada que estreou em 1973 e teve apenas 16 episódios. Depois que a família fugiu pro cinema para tentar uma oportunidade e que acabou conseguindo, eles voltaram para televisão em 1991 para mais duas temporadas, e ainda trazendo John Astin de volta para dublar o Gomez. A terceira temporada se encerrou em 1993, bem no ano de estreia do segundo longa. Chegava a hora da Família Addams abandonar a TV e a partir de vez para o cinema.

 

CINEMA

Durante os anos 70, a Família Addams era mania mundial, tinha uma legião de fãs conquistados através do jornal e da TV. Vendo que ainda o resultado não era satisfatório, eles resolveram tentar a sorte nos cinemas e fizeram um longa-metragem com um elenco de peso: Raul Júlia como Gomez, Anjelica Huston como Mortícia, Christopher Lloyd como Tio Faster e Christina Ricci como Wandinha. Na direção, estava o estreante Barry Sonnenfeld, que trazia uma história um pouco diferente da tradicional, mas sem perder as características pessoais que marcaram esses personagens. A trama do primeiro filme, mostrava o Tio Faster voltando para a mansão dos Addams depois de anos sumido, mas com uma outra personalidade. E com ele, um casal picareta que tentavam roubar a fortuna da família.

O longa foi um sucesso de bilheteria e de público. Mas, a família resolveu retornar para a televisão, porque sentiam que precisava continuar a história da primeira temporada e assim foi feito. Em 1993, com o termino da estadia nas telinhas, os Adams decidiram que era hora de voltar para as telonas e ficar lá de vez. Por causa disso, foi lançado A Família Addams 2, que trazia de novidade um terceiro filho para o Gomez e uma babá golpista que para se apropriar da foturna da família, manda Wandinha e Feioso para um acampamento de férias e se casa com Faster para depois mata-lo. No fim, os Adams triunfaram no final e levaram uma leva enorme de público (inclusive eu).

Uma terceira sequência estava planejada, mas ela nunca saiu do papel porque o ator Raul Júlia faleceu aos 54 anos, um ano depois do lançamento do segundo filme. E com isso, A Família Addams se acomodou no seu cantinho e ficou um bom tempo sem aparecer. Até agora!

 

O RETORNO

Depois de ficarem 26 anos sem fazer nada, A Família Addams resolve retornar as telonas para conquistar a nova gerações e matar a saudade de quem já a acompanhou em alguma das versões anteriores. Só que desta vez, em formato de animação para abrangir um público maior. Usando os traços clássicos das primeiras tirinhas, o filme vai contar o começo da família e a adaptação dos Addams aos novos tempos, enfrentando preconceitos e ainda fazendo algumas amizades. Tudo sem perder aquele jeitinho sinistro de serem.

O longa chega aos cinemas nacionais no final deste mês, bem a tempo pro halloween e mesmo sem nem ter estreado, uma sequência já está confirmada, nos mostrando que esta família não está pra brincadeira. E em breve, a crítica sobre esta nova versão da Família Addams sairá aqui no LeiaJá.

Embed:

Por: Pietro Tenório

COMENTÁRIOS dos leitores