Literatura no muro: grafite é usado para estimular leitura
Promovida pela campanha 'Leia para uma criança', a iniciativa vai ilustrar escolas municipais com temas de livros infantis
A campanha 'Leia para uma Criança', promovida pelo Itaú, escolheu a cidade do Recife para participar de uma ação que tem como objetivo reforçar o poder da leitura. Os grafiteiros locais Java Araújo e Jota Zeroff foram escalados para pintar os muros de escolas públicas da capital pernambucana com temas de histórias infantis em uma parceria com o Instagrafite.
Segundo dados da pesquisa Cultura nas Capitais, o Recife é a capital nordestina que menos consome livros não didáticos. Sendo assim, a Veneza Brasileira foi a escolhida para receber a ação artística da campanha. As pinturas nas escolas, com temas de histórias infantis, têm como objetivo chamar a atenção da criançada e estimulá-las a ler cada vez mais.
Os grafiteiros Java Araújo e Jota Zeroff vão pintar os muros da Escola Municipal Coronel Emídio Dantas Barretos e da Escola Municipal dos Coelhos - Creche Vovô Artur com histórias de Adelina Lopes. A iniciativa conta com a parceria e curadoria do Instagrafite, canal de arte urbana do Instagram.
Projeto
O projeto 'Leia para uma criança', do Itaú Unibanco e pela Fundação Itaú Social, distribui livros gratuitos como meio de incentivar a leitura na primeira infância. Os livros podem ser solicitados pela internet. Este ano, a campanha chegou ao aplicativo WhatsApp e os livros podem, também, ser solicitados através da ferramenta. basta enviar mensagem para o número (11) 98151-1078 e os títulos serão enviados no formato PDF.