ACM Neto veta PL que proibia Carnaval na Quarta de Cinzas
Prefeito de Salvador foi contra a iniciativa dos vereadores da capital baiana
O tradicional arrastão da Quarta-Feira de Cinzas, em Salvador, está garantido para a folia de 2020. O prefeito da cidade, ACM Neto, vetou o projeto de lei que pretendia proibir festejos carnavalescos no derradeiro dia da maior manifestação popular do país. Ele falou sobre o veto em sua conta oficial no Twitter, na última quarta (13).
LeiaJá também
--> Playlist: 'Tira o pé do chão' com esses axés de protesto
Em setembro, a Câmara de Vereadores de Salvador aprovou o projeto de autoria do vereador Henrique Carballal (PV). De acordo com o texto, ficaria proibido qualquer festejo similar ao Carnaval entre as 5h e às 23h59 da Quarta de Cinzas em locais públicos. O dia em questão, no entanto, é conhecido pelo tradicional Arrastão, criado há 24 anos pelo músico Carlinhos Brown. A motivação do projeto teria sido religioso.
O prefeito ACM Neto falou sobre "liberdade individual" para justificar o veto. "Acabei de anunciar o veto ao projeto que proibia o arrastão na Quarta-Feira de Cinzas. Vale ressaltar que essa é uma decisão estritamente jurídica e técnica, que leva em consideração o direito à liberdade individual".