Documentário da TV LeiaJá é finalista do FestCine 2019
Produção relata a história do Hotel Central, no Recife, e será exibida durante a mostra competitiva, no cinema São Luiz
Considerado o primeiro arranha-céus de Pernambuco, as paredes do Hotel Central eternizam memórias guardadas na história do estado. Construído em 1928, o edifício, que fica no bairro da Boa Vista, no centro do Recife, transformou-se em um documentário produzido pela equipe da TV LeiaJá e foi selecionado como um dos finalistas da mostra competitiva da 21ª edição do Festival de Curtas de Pernambuco (FestCine).
O documentário surgiu dado ao valor histórico e arquitetônico do prédio, que aguçou a curiosidade do roteirista da TV LeiaJá, Tiago Martins Rêgo, idealizador do projeto junto com a equipe. “Comecei a conhecer a história dele. Fui atrás, pesquisar. Eu vi que ele tem uma história muito rica. Ele hospedou Getúlio Vargas, Orson Welles, grandes celebridades da história do Brasil”, conta o jornalista, que também assinou a direção da obra documental. Além dele, o filme ainda teve a produção dos jornalistas Cibele Wagnez e Victor Nunes; direção de fotografia de Sidney Lucena; fotografia adicional de Ednaldo Souza; montagem e finalização de Danillo Campelo.
Ao todo, 152 trabalhos foram inscritos na 21ª edição do FestCine, mas somente 49 foram classificados para concorrer nas mostras competitivas do evento, que conta com quase 60 mil em premiação. Com o objetivo de incentivar a produção audiovisual de Pernambuco, o festival é realizado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura do Recife. Em 2019, a exibição das produções finalistas será realizada entre os dias 9 a 14 de dezembro, no Cinema São Luiz, no centro da capital pernambucana.