TV Brasil censura clipe de Arnaldo Antunes, diz site

Vídeo 'O Real Existe', que fala sobre milícia, tortura e terraplanismo, ficou de fora do programa Alto Falante

por Paulo Uchôa qui, 05/12/2019 - 20:29
Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo Arnaldo Antunes lançou em novembro o clipe 'O Real Existe' Paulo Uchôa/LeiaJáImagens/Arquivo

O cantor e compositor Arnaldo Antunes, também ex-líder da banda de rock Titãs, passou por uns maus bocados nos últimos dias. Estava tudo certo para o programa Alto Falante, da TV Brasil, exibir um conteúdo exclusivo sobre o artista, mas acabou que não entrou no ar. Segundo informações do site BuzzFeed News, um clipe que iria passar na emissora foi vetado. 

O que corre nos bastidores da TV Brasil é que o vídeo da música O Real Existe, que fala sobre milícia, tortura e terraplanismo, teria sido censurado, de acordo com afirmações de alguns funcionários. Diz um trecho da canção: "Miliciano não existe / Torturador não existe / Fundamentalista não existe / Terraplanista não existe / Monstro, vampiro, assombração / O real resiste / É só pesadelo, depois passa". 

O canal, que é do governo federal, confirmou a retirada do videoclipe de Arnaldo, mas afirmou que a decisão de mudar a programação foi para passar flashes da final da Copa da Libertadores da América. Além desse episódio, não pode ser citado assuntos sobre Marielle Franco e temas LGBTQ+.

"Este é mais um episódio de censura na TV Brasil. Estão proibidas também menções à vereadora assassinada no Rio de Janeiro Marielle Franco e temas LGBTQ+", diz uma nota, que circula nos bastidores da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que controla a emissora. Até o momento, Arnaldo Antunes não se pronunciou sobre o imbróglio.

COMENTÁRIOS dos leitores