Cinema São Luiz terá sessão de Bacurau com acessibilidade

Cinema São Luiz recebe neste sábado (14), às 17h, exibição do longa com os três recursos de acessibilidade comunicacional (Libras, LSE e audiodescrição)

por Waleska Andrade sex, 13/12/2019 - 10:27
Divulgação / Fernando Figueiroa 'Bacurau' terá sessão com acessibilidade comunicacional durante o 21º FestCine Divulgação / Fernando Figueiroa

Uma sessão especial do premiado filme “Bacurau”, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, será realizada durante a programação do 21º Festival de Curtas de Pernambuco (FestCine), neste sábado (14), às 17h, no Cinema São Luiz. Esta será a primeira vez que o filme será exibido com os três recursos de acessibilidade comunicacional (Libras - língua brasileira de sinais, LSE - legenda para surdos e ensurdecidos, e audiodescrição), numa parceria com a COM Acessibilidade Comunicacional. A exibição é gratuita e será aberta para todo o público, mas a sessão é sujeita à lotação do cinema.

No censo realizado em 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) constatou que 23,9% da população brasileira apresenta algum tipo de deficiência, o que, em números absolutos, são mais de 45 milhões de brasileiros. Já em Pernambuco, cerca de 2,5 milhões dos residentes apresentam algum tipo de deficiência, o que representa 27,58% da população do estado.

Produzido com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura Audiovisual, “Bacurau” já foi visto por mais de 700 mil pessoas ao redor do mundo. Dentre várias premiações, o longa recentemente foi escolhido pela Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), como o melhor filme de 2019. Outros títulos importantes foram o Prêmio do Júri, no festival internacional de Cannes (França).

A 21ª edição do Festival de Curtas de Pernambuco acontece até o próximo sábado, no Cinema São Luiz e tem entrada gratuita. Ao todo, 152 trabalhos de várias cidades do estado participaram do processo de inscrição. Este ano, o festival homenageia o cineasta Alexandre Figueirôa e a atriz Conceição Camarotti. Clique aqui e confira a programação completa.

COMENTÁRIOS dos leitores